12/05/2016 Formação da CEBs do Regional Oeste 2

Formação CEBs 03No polo de formação envolvendo a Arquidiocese de Cuiabá e a Diocese de Cáceres, o encontro foi realizado na cidade de Acorizal e contou dom a participação de 65 pessoas.
As Comunidades Eclesiais de Base – CEBs do Regional Oeste II da CNBB, deram sequência ao compromisso assumido no 13º Intereclesial das CEBs, que é promover formação para liderança de forma permanente, para atingir um maior número de participantes, os encontros de formação foram realizados simultaneamente em regiões diferentes, agrupando as dioceses mais próximas.

A assessora desse momento formativo, Marilza Schuina, trabalhou no VER um resgate histórico e político até os dias atuais, baseados em fontes diversas e intercalando com a Sagrada Escritura, discutir a dimensão sócio-política dentro da igreja, no nosso cotidiano profissional e comunitário e na nossa vida pessoal, argumentando o que isso tem a ver com nossa fé, trazendo presentes alguns documentos como Doc. 105 CNBB, A Evangelli Gaudium do Papa Francisco e o documentário Pedro, Profeta da Esperança.

No polo de formação que compreende a Diocese de Barra do Garças e Prelazia de São Félix do Araguaia, o encontro foi realizado na cidade de Porto Alegre do Norte, o assessor foi  Roberto Rossi, que desenvolveu a temática A Dimensão Sociopolítica da Fé Cristã e contou com a participação de 42 lideranças comunitárias.

Na cidade de Jaciara, foi realizada a formação para o polo Rondonópolis-Guiratinga e Primavera-Paranatinga também com a mesma temática. Contando a participação de 77 delegados vindo das duas dioceses.

Sem dúvidas de que tem sido muito valiosos e frutíferos esses encontros de formação, pois, ficou visível no rostos de quem participou a alegria cristã, característica das CEBs, e a satisfação de poder adquirir tamanha experiência, que vem impulsionando nossas lideranças das CEBs na missão cotidiana junto aos demais irmãos da comunidade.

Formação CEBs 01

Oportuno salientar que no polo de Formação compreendendo as Dioceses de Sinop e Juína ainda será realizado posteriormente, conforme acordado entre as duas dioceses e nos dias 22 e 23 de outubro, deste ano, vai ocorrer a Assembleia Regional Formativa, no CENE em Cuiabá, onde representantes das Dioceses e Prelazia do nosso Regional se encontrarão para prosseguir com a missão assumida no 13º Encontro Intereclesial das CEBs.