03/11/2016 Encontro Estadual dos Jovens Universitários objetivo da pastoral universitária é auxiliar a comunidade universitária a articular de maneira adequada sua vida acadêmica, pessoal, social com a fé

roo-murrNuma iniciativa do Movimento Universidades Renovadas-MUR da diocese de Rondonópolis-Guiratinga, realizou-se nos dias 29 e 30 de outubro de 2016 com hospedagem no Centro de Pastoral da Diocese de Rondonópolis-Guiratinga e atividades na Escola Sagrado Coração de Jesus o encontro estadual do Movimento Universidades Renovadas.
O evento contou com universitários de Campo Grande, Cuiabá, Primavera do Leste, Barra do Garças, Sinop, Rondonópolis. Dom Juventino fez a sua contribuição através da reflexão de abertura. Além de incentivar os jovens universitários, situou os jovens no contexto atual e os exorou para viverem a fé no mundo universitário, nos embates da academia, na pluralidade de ideias, posturas e comportamentos. A missão dos jovens cristãos, afirmou o bispo, não é fugir da realidade ou se esconder ou silenciar mas, testemunhar os valores que acredita.
“O objetivo da pastoral universitária é auxiliar a comunidade universitária a articular de maneira adequada sua vida acadêmica, pessoal, social com a fé. Para isso anima, dinamiza e desperta a vivência da fé e a convivência fraterna entre os membros da comunidade universitária. Ao mesmo tempo, do ponto de vista acadêmico, estimula uma reflexão que faça amadurecer as implicações da fé no modo de conhecer a realidade em todas as áreas de estudo. Contribui assim para recompor, no plano acadêmico-científico, a integralidade e a complexidade da experiência humana, superando uma falsa oposição entre a ciência e a fé, criada pelos que reduzem a fé a uma opção particular, sentimental e irracional. Tudo isso se desenvolve num profundo diálogo a partir do patrimônio do Magistério da Igreja. Trata-se de um diálogo respeitoso com as outras identidades religiosas presentes no mundo universitário, pois seu objetivo não é o de alcançar uma uniformidade de pensamento, mas sim o diálogo e a busca da verdade, necessários para a realização da pessoa humana”, afirma a pastoral universitária da PUC de Minas Gerais.
O encontro foi de valia, pois além da reflexão, convívio, partilha de experiências foi uma oportunidade de fortalecimento humano-espiritual.

Pastoral da Comunicação (Pascom)
Diocese de Rondonópolis-Guiratinga