09/03/2022 Edições CNBB oferece Curso sobre Pastoral Escolar; Proposta é capacitar Educadores

A Edições CNBB realizará o Curso de atualização sobre a Pastoral Escolar. O objetivo, segundo a organização, é capacitar os educadores sobre a Pastoral Escolar a partir da obra “Compêndio de Pastoral Escolar para a educação básica na escola católica”.

A formação será realizada no período de 15 a 18 de março de 2022, por meio da plataforma de cursos da Edições CNBB, completamente online. O público-alvo são pastoralistas, gestores, agentes de pastoral, estudantes do curso de Teologia e interessados no assunto. O Dr. Sérgio Junqueira, professor Livre Docente de Ciência da Religião, será o orientador do curso.

Programação

No dia 15 de março, o curso abordará a temática “Termo e Pesquisa – A relação da Pastoral com a CNBB e ANEC“. Nele, serão estudados conceitos fundantes (Identidade Confessional/ Legislação/ Evangelização/ Pastoral da Educação/ Escola em Pastoral/ ER / Catequese);

Em 16 de março, a proposta é tratar sobre o sujeito, compreensão pedagógica (Educação Infantil/ Ensino Fundamental/ Ensino Médio) e as dimensões da pastoral;

Já no dia 17 de março serão tratadas as temáticas de espiritualidade, Sagrada Escritura e planejamento pastoral;

Por último, no dia 18 de março, serão abordados os grupos de adolescentes/jovem; educadores e a comunidade paroquial e outras pastorais.

O Compêndio

Um guia completo para a educação básica em escolas católicas. Assim a Edições CNBB descreve o “Compêndio de Pastoral Escolar para a Educação Básica na Escola Católica” lançado em dezembro de 2021 para os diversos atores envolvidos na dinâmica das escolas ligadas à Igreja.

O Compêndio reúne a história e a identidade da prática evangelizadora no âmbito escolar, bem como seus fundamentos e desdobramentos pedagógicos. O subsídio é fruto da parceria da Edições CNBB com a Editora Vozes e apresenta-se como imprescindível para as escolas católicas. A obra também “é de grande ajuda para todos aqueles interessados em uma educação capaz de formar para uma vida mais solidária e fraterna”.

Os organizadores da publicação têm sua trajetória acadêmica e profissional ligada às instituições católicas de ensino: Sérgio Rogério Azevedo Junqueira, pós-doutor em Ciências da Religião pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo e professor na PUC-PR; Gregory Rial, coordenador do Setor de Animação Pastoral da Associação Nacional de Educação Católica (Anec) e pesquisador na área de educação, pastoral, teologia, filosofia e comunicação social; e irmã Valéria Andrade Leal, assessora da Comissão Episcopal Pastoral para a Juventude da CNBB com experiência na área de Educação e Pastoral, atuando principalmente nos temas: escola católica, educação, pastoral escolar, animação bíblica, juventude e pastoral juvenil.

“Esta obra haverá de ser referência para todo educador que abraçou a relação ensino-aprendizado como trabalho e serviço à construção de uma sociedade justa e solidária, fraterna e inclusiva”, ressaltam.

 

Lançado em dezembro de 2021, o livro pode ser encontrado no site da Edições CNBB, no endereço: www.edicoescnbb.com.br. Também é possível falar com a equipe de vendas pelo WhatsApp: (61) 2193-3019

 

 

Fonte: repost - www.cnbb.ogr.br