10/09/2016 Dioceses do Regional Oeste II participaram de formação da IAM em Sinop -MT Um encontro de aprofundamento para coordenadores e assessores.

img_3003Membros da Infância e Adolescência Missionários da diocese de Sinop (MT) participaram nos dias 02, 03 e 04 de setembro de mais um encontro de aprofundamento para coordenadores e assessores. Na oportunidade, as dioceses de Diamantino e Primavera do Leste/Paranatinga também participaram. Quem conduziu o encontro foi o assessor nacional da IAM junto as Pontifícias Obras Missionárias Pe. André Luiz de Negreiros.
No encontro foram trabalhados temas como a implantação da IAM nas escolas católicas. A presença da obra no espaço estudantil serve como importante ferramenta no que diz respeito a evangelização das crianças e adolescentes, além de motivá-las a serem protagonistas e líderes. Para isso há uma ação pastoral pedagógica própria e adequada ao ambiente escolar que não deixa de lado a metodologia da IAM.
img_2940Os coordenadores e assessores participaram também de uma oficina de contação de histórias ministrada pela coordenadora da IAM do Regional Oeste 2 da CNBB no Mato Grosso Lúcia da Rosa e Fátima Guinzanique que é coordenadora em Sinop. Elas destacaram por meio de técnicas de apresentação e postura a importância de se fazer boas narrativas das histórias bíblicas, tornando-as atraentes ao público infantil. Lúcia destaca que: “para isso é preciso ser criativo e utilizar das cores, roupas, decoração dos ambientes, aguçar a imaginação das crianças, fazer com que elas se sintam dentro da narração, mas, sempre lembrando que o propósito é de ensinar lições bíblicas e não apenas contar histórias bíblicas. Após a teoria os participantes tiveram um tempo para preparar um “contação de História” e apresentar aos demais grupos.
A participação ativa das crianças como membros pertencentes das nossas comunidades, sua missão dentro da Igreja; a evangelização consciente por meio das redes sociais; apresentação da campanha missionária deste ano que acontece em outubro; os desafios na adolescência e outros assuntos foram levantados no encontro.

Seminarista Michael Erlo
Assessor de comunicação da IAM na Diocese de Sinop (MT)