08/02/2017 Diocese de Rondonópolis/Guiratinga realiza reunião ampliada de pastoral Com o objetivo de alavancar os trabalhos pastorais no ano de 2017

Durante o dia 07 de fevereiro de 2017, das 8:30 às 15:00 horas, os padres, diáconos, religiosos, religiosas e leigos estiveram reunidos, no Centro de Pastoral da diocese de Rondonópolis-Guiratinga para a reunião Ampliada de Pastoral com o objetivo de dar em conjunto a arrancada pastoral do ano.

Após a oração inicial e apresentação dos novos padres e religiosos e religiosas, Pe. Gunther, Coordenador Diocesano de Pastoral comentou a agenda do encontro e salientou a importância, pois trata do núcleo do Projeto diocesano de Pastoral. Dom Juventino fez uma longa reflexão sobre os tempos atuais, as mudanças durante os últimos tempos e acima de tudo convocou a diocese para uma retomada pastoral. Expressou “Inspirado nas Diretrizes da CNBB com suas indicações. “Alegria do Evangelho”. O resultado da 3ª Assembleia da diocese de Rondonópolis Guiratinga aponta para algumas saídas: Igreja em missão, igreja de saída, ir ao encontro, constituir pequenos núcleos. A iniciação à vida cristã, os grupos de família. Criar novos espaços, multiplicar os ministérios da Palavra, de coordenador das comunidades. Articular, animar, delegar, formar, escutar… pois somos incapazes de fazer sozinhos o que a missão exige de nós nos tempos atuais. Fortalecer as pequenas comunidades, os novos espaços, ir mais perto do povo, multiplicar os núcleos de evangelização. Aprender a formar comunidades, aprender a formar grupos de família, formar círculos bíblicos. Ajudar os leigos e leigas a serem missionários. Ser presbítero, coordenador/a, leigo ou leiga – sinal de simplicidade, abertos para acolher, disponíveis sem medir horários, confiar nas pessoas, delegar as responsabilidades, pastorear com um projeto pastoral missionários para dar segurança ao povo… e estar próximo dos problemas das pessoas. Evangelizar”

Ainda na parte da manhã Pe. Gunther apresentou um aprofundado estudo do Projeto Diocesano de Pastoral assumido para 2017 pela assembleia diocesana nas suas cinco linhas enfocando as propostas, as metas e a operacionalização Pastoral.

Já na parte da tarde, assuntos como “Novos impulsos e motivações para a Campanha da Fraternidade 2017 sobre os Biomas e incidência na pastoral. A Escola de Teologia para Leigos – motivações e distribuição de fichas para inscrição. As Motivações, definições e encaminhamentos da 26ª Romaria dos Mártires a se realizar no dia 02 de abril. Encomenda do livro para grupos de família sobre o obre a “Celebração da Eucaristia” e foram demoradamente orientados e discutidos. No final do encontro, diversas pastorais e movimento partilharam suas experiências. Após avaliação e oração de encerramento deu-se por encerrada a Ampliada Pastoral que contou com a participação de 71 participantes.

Pastoral da comunicação (Pascom)
Diocese de Rondonópolis-Guiratinga