21/11/2022 Diocese de Rondonópolis/Guiratinga realiza sua 9º Assembleia Diocesana de Pastoral

Nos dias de 18 a 20 de novembro de 2022, aconteceu a Assembleia Diocesana de Pastoral da Diocese de Rondonópolis/Guiratinga, nas dependências da Casa de Retiro em São Lourenço de Fátima.

O encontro contou com a participação do bispo diocesano Dom Maurício da Silva Jardim, presbíteros, religiosos e religiosas, leigos e leigas representantes das comunidades, pastorais, movimentos, grupos e serviços da Diocese.

A abertura da Assembleia, aconteceu com a celebração da Santa Missa, presidida pelo Bispo Dom Maurício que em sua homilia refletiu sobre “o que Deus quer nos falar?” e realçou: “vamos obedecer à voz do Espirito de Deus, para nos orientar por onde caminhar. Deus quer comunhão entre nós e não divisão”.

A condução dos trabalhos ficou por conta do Padre José Éder, vigário geral que fez a acolhida ao novo Bispo e a todos presentes.

Durante o evento, houve momentos de partilhas e a apresentação da síntese sobre o processo de escuta do sínodo 2021-2023 na Diocese.

Dom Maurício, em seu momento de fala, discorreu sobre o trabalho nas Pontifícias Obras Missionárias, dando destaque ao tema da assembleia: “uma igreja sinodal, que caminha junto na missão”. O bispo apresentou o tema da Missionariedade sublinhando que “a missão é uma só e de Deus; cooperamos com Deus em uma missão que é Dele”.

Foi apresentada ainda a proposta do 15º Encontro Intereclesial de CEBs pela equipe do Secretariado ressaltando a mensagem do bispo Dom Maurício, por ocasião da sua visita a Roma, e também a mensagem do Papa Francisco e sua bênção para a Diocese de Rondonópolis-Guiratinga.

Além disso, foram apresentadas propostas pastorais e o calendário diocesano 2023, que obtiveram a aprovação da Assembleia. Também foi feita a prestação de contas da Diocese por Ercílio Edmundo Pereira administrador financeiro.

 

Com informações e fotografias: Pascom Diocese de Rondonópolis/Guiratinga