TEMPO COMUM Respondeu-lhes Jesus: "Errais, não conhecendo as Escrituras nem o poder de Deus". (MT 22,29)

INFORMATIVO

Cadastre e receba nosso informativo

11/05/2020 De 16 a 24/5, Comissão para a Amazônia e REPAM celebram 5 anos da Encíclica Laudato Si’

“Que tipo de mundo queremos deixar para aqueles que nos sucedem, para as crianças que estão crescendo?”. Essa é a pergunta do Papa Francisco que motiva a celebração dos cinco anos de publicação da sua encíclica Laudato Si’, sobre o cuidado com a casa comum. Para as comemorações será realizada em todo o mundo, entre os dias 16 e 24 de maio a Semana Laudato Si’. A Comissão Episcopal Especial para a Amazônia (CEA) da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) e a Rede Eclesial Pan-Amazônica/REPAM-Brasil estão organizando uma programação para ajudar as comunidades a viverem esse momento.

Roteiros celebrativos e de reflexão, materiais para as redes sociais e podcasts com temas da encíclica estão sendo preparados e serão disponibilizados no site e mídias da REPAM-Brasil. De acordo com o cardeal Cláudio Hummes, presidente da CEA e da REPAM, celebrar os 5 anos da Laudato Si é uma alegria e uma responsabilidade. “Trata-se de um documento histórico do papa Francisco, que inovou e dinamizou a nossa relação com a criação de Deus”, destacou o cardeal.

A programação ainda conta com uma Live no Instagram da REPAM-Brasil com as juventudes da Amazônia e uma mobilização nas redes. O projeto Papo em Rede – diálogos que geram transformação da Rede também será realizado na semana e terá a Semana Laudato Si como tema, com debate realizado pela assessora da REPAM, Moema Miranda, e pelo coordenador do Movimento Católico Global pelo Clima em países de língua portuguesa, Igor Bastos.

De acordo com a assessora da Comissão Episcopal para a Amazônia e secretaria executiva da REPAM-Brasil, Ir. Maria Irene Lopes, o contexto de pandemia exige ainda mais que se reflita sobre a Casa Comum. “Sabemos que a falta de harmonia que vivemos no planeta tem propiciado uma série de danos que não podemos dimensionar. Celebrar e refletir a Laudato Si’ neste tempo nos coloca de frente a uma questão que merece todo o nosso cuidado, a nossa casa comum, pois como diz o papa Francisco ‘tudo está interligado’”, conclui a religiosa.

A programação e os materiais para as celebrações da Semana Laudato Si estarão disponíveis na próxima semana no site da REPAM-Brasil.

Com informações da Repam Brasil