14/09/2021 Curso Popular tem início com proposta de discutir habitação e cidade: “Como mora o povo brasileiro?”

Começa nesta quarta-feira, 15 de setembro, o Curso Popular “Teto: Direito à cidade e segurança alimentar”, promovido por diversas entidades que participam do processo de preparação para a 6ª Semana Social Brasileira. A aula inaugural da formação será sobre o tema “Habitação e cidade: Como mora o povo brasileiro?”.

Será o primeiro módulo do curso, com a proposta de discutir as políticas de habitação, a soberania alimentar, a convivência nas cidades e as violações do direito à moradia. De acordo com a organização, a etapa deve mostrar como mora, nas cidades, o povo brasileiro, a reprodução das desigualdades sociais, o déficit habitacional causado pela ausência de politicas públicas, a luta por moradias e as dificuldades em pagar aluguéis o que tem levando muitas famílias a morar nas ruas.

Serão propostas quatro perguntas geradoras, a partir do método de reflexão do curso: Moradia é direito ou mercadoria? Quais as medidas que geram inclusão e exclusão? O que é especulação imobiliária? Que ações favorecem este mercado?

Para auxiliar na reflexão, vai assessorar o primeiro módulo a vereadora do Rio de Janeiro Tainá de Paula. Como convidada, estará presente a fundadora do Sindicato das Trabalhadoras Domésticas do Rio de Janeiro e integrante da Comissão da Pastoral Afro, Anazir Maria de Oliveira.

O curso segue nos dias 21/9, 23/9, 30/9 e 7/10, com os seguintes temas:

21/9 – Módulo 2
Morar e plantar: Soberania e segurança alimentar

23/9 – Módulo 3
Habitação e políticas públicas

30/9 – Módulo 4
Formação das ocupações e favelas

7/10 – Módulo 5
Viver e conviver nas cidades

 

6ª Semana Social Brasileira

A mobilização da 6ª Semana Social Brasileira (6ªSSB) é feita pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), por meio da Comissão Episcopal Pastoral para a Ação Sociotransformadora, em parceria com movimentos populares que atuam pelo direito à moradia. Esta edição vem sendo realizada desde 2020, e segue até 2023 com o tema “Mutirão pela Vida: Por Terra, Teto e Trabalho”. O objetivo é sensibilizar a sociedade; mobilizar e articular forças sociais; fortalecer e multiplicar as lutas por direitos para desencadear processos de organização popular em torno do desafio/apelo/exigência: “nenhuma família sem casa, nenhum camponês sem terra, nenhum trabalhador sem direitos, nenhuma pessoa sem a dignidade que provém do trabalho”, Papa Francisco.

As Semanas Sociais Brasileiras são iniciativas realizadas no Brasil desde 1991. São processos mobilizados pela CNBB e realizados de forma coletiva com as Pastorais Sociais, com os Movimentos Sociais, com as Igrejas Cristãs, com as Associações, os Sindicatos e Entidades de Ensino; na pluralidade cultural e étnica brasileira e no diálogo inter-religioso.

Saiba mais.