14/06/2022 CRB realiza encontro para Formandos e Formandas das Congregações Religiosas do Regional Oeste 2

Com espírito de Sinodalidade, a Conferência dos Religiosos do Brasil (CRB) do Regional Oeste 2 da CNBB, realizou no último dia 12 um encontro para os Formandos e Formandas das Congregações presentes no regional. O evento aconteceu no colégio CEMA e contou com a presença de representantes de várias congregações acompanhados de seus respectivos formadores.

Entre momentos de espiritualidade, escuta, dinâmicas e convivência entre as Congregações presentes, destacou-se a reflexão inicial conduzida pela Psicóloga Neure Rejane Alves da Silva, com o Tema: Dons e Carismas na centralidade de Jesus Cristo, despertando a necessidade do autoconhecimento para uma maior fecundidade na vivência da vocação e da missão. Neure propôs uma reavaliação da qualidade de nossas relações e do nível de nossa empatia a partir do autoconhecimento. Os Dons e Carismas na centralidade de Jesus Cristo de nada servem se não para serem colocados à serviço da comunidade. E para que o exercício dos mesmos seja de excelência é preciso levar em conta o conhecimento de si mesmo e o nível do amor colocado em nossas relações. Tudo isso está muito interligado.

Para Ir Maria Monteiro, coordenadora da CRB Regional, além de proporcionar um momento de reflexão e conhecimento, o principal objetivo do encontro é fazer com que na diversidade de dons e carismas e na partilha da vida, os formandos e formandas façam a experiência da sinodalidade proposta pelo Papa Francisco a partir da comunhão, participação e missão dentro da Vida Religiosa Consagrada.

 

Por Ir Flávia Luiza, ddp – CRB Cuiabá