31/08/2022 Congresso Nacional e Assembleia Nacional da Pastoral Familiar: Eventos Que fortalecem a Família: A jóia mais preciosa da Sociedade!

 

De 24 a 28 de agosto do corrente ano na Grande Florianópolis, mais precisamente no município de Governador Celso Ramos, no CEAR – Centro de Evangelização Angelino Rosa – Comunidade Divino Oleiro, aconteceram dois importantíssimos eventos da nossa Igreja Católica: a 45ª Assembleia Nacional Da Pastoral Familiar, que aconteceu de 24 a 26/08 e o 16º Congresso Nacional da Família, de 26 a 28/08, este com o tema: “Amor Familiar, vocação e caminho de santidade”.

A Assembleia Nacional deste ano, além dos casais coordenadores dos diversos regionais do Brasil, e na busca de promover uma Igreja, de fato Sinodal, contou também com a grata participação de casais e pessoas dos movimentos e serviços que trabalham em prol da Família. Entre eles: ACC- Aliança de Casais com Cristo, ECJ– Encontro de Casais Jovens, Focolares, ENS- Equipe de Nossa Senhora, Cursilho de Cristandade; ECC- Encontro de Casais com Cristo; MCC- Movimento de Casais com Cristo; MFC- Movimento Familiar Cristão.

Na referida Assembleia ocorreu a eleição do novo casal Nacional, sendo eleito Alisson e sua esposa Solange, casal que até então respondia pelo Setor Nacional do Pré Matrimonio e que pertence à paróquia de Dourados, Regional Oeste 1.

Outro ponto alto da Assembleia foram as apresentações dos setores de alguns documentos da Pastoral Familiar que foram atualizados e que se encontram a disposição de todos, como: Pastoral Familiar na Paróquia – Guia de Implantação; o Itinerário para recém-casados (I e II) e Pastoral Setor Pré-Matrimonial – Preparação Remota, Próxima e Imediata; Setor Pré;

Também alguns casais apresentaram um resumo do que foi o 10º Encontro Mundial das Famílias ocorrido em Roma no mês de julho e o que prevaleceu neste encontro foram as partilhas dos testemunhos, das experiências de vida. O destaque ficou por conta do “Discurso do Papa Francisco
no Festival das Famílias, em que ele aponta: “Um passo a mais em rumo ao matrimônio, abraçar a cruz, rumo ao perdão, ao acolhimento e à fraternidade”.

A Comissão Nacional propôs algumas ações fundamentais para este e o próximo ano: formar formadores; incentivar estudos dos guias da pastoral; multiplicar a formação do INAPAF; mais comunhão com os movimentos e serviços; a Pastoral deve ser a pastoral da transversalidade que deve permear todas as pastorais; a pastoral familiar além de ponte deverá buscar parcerias para atender todas as realidades; um olhar especial para as mães que abortaram, para facilitar o processo de aceitação e reconciliação com o filho não nascido.

Assembleia Nacional da Pastoral Familiar/2022

Quanto ao 16º Congresso Nacional, ele aconteceu num clima de muita alegria, intensidade e sinodalidade. Participaram do evento 1.500 pessoas, oriundas de toda o Brasil. Um dos objetivos do Congresso foi refletir a temática “Amor Familiar, vocação e caminho de santidade”, o mesmo do Encontro Mundial das Famílias.  Refletiu-se também sobre os desafios das famílias no mundo de hoje e isso nos impulsiona a atender ao chamado para sermos cada vez mais uma Igreja “Família de famílias”, onde todos nos sintamos chamados a construir um caminho da Alegria do Evangelho, na alegria do amor.

Houve inúmeras partilhas de testemunhos e históricos de famílias que tiveram seus membros elevados aos altares, como Santa Giana Beretta Molla, ou que estão em processo de beatificação como o casal brasileiro Zélia e Jerônimo

Na programação constou ainda várias palestras formativas sobre a família, partilha de testemunhos de casais sobre os desafios em suas vidas, belíssimas apresentações artístico-culturais (músicas, folclore, teatro) e culminou com a escolha do local do próximo Congresso, que acontecerá em João Pessoa, na Paraíba.

Lembramos: A jóia mais preciosa da humanidade precisa ser muito bem cuidada: a Família.

Na oportunidade, queremos agradecer imensamente as presenças e a efetiva participação de todos os membros da delegação do nosso Regional Oeste 2.

 

 

 

 

 

Com informações: Jair e Neuliane Cestari – Casal Coordenador da Pastoral Familiar – Regional Oeste 2