24/09/2018 Comissão para Cultura e Educação da CNBB prepara balanço das atividades realizadas

Bispos e assessores da Comissão Episcopal Pastoral para Cultura e Educação da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil se reuniram em Brasília (DF), para fazer um balanço dos trabalhos realizados pela comissão nesta atual gestão. Além de finalizar a preparação de algumas as atividades que serão realizadas nos próximos meses.

Segundo o Arcebispo coadjutor de Montes Claros (MG) e presidente da Comissão, dom João Justino de Medeiros, numa primeira etapa, foi feito uma memória de tudo que foi realizado pela Comissão desde maio 2015.

“Neste momento, estamos fazendo uma avaliação do ambiente interno. Aquilo que a Comissão trabalhou e que se sentiu realizada enquanto pontos fortes do trabalho, mas também, identificando aqueles pontos fracos que precisam ser fortalecidas”.

Na avaliação, dom João Justino destacou os pontos positivos do trabalho da comissão nos vários setores.

  • Universidades: articulação e o avanço na criação de novos polos em diversos regionais da CNBB.

  • Educação: o 19º Encontro Nacional da Pastoral da Educação que acontece já no próximo fim de semana, de 28 a 30 de setembro, no Rio de Janeiro (RJ) com o tema: “O atual cenário da Educação Brasileira e as perspectivas para a Pastoral da Educação”.

  • Cultura: o Caminho Religioso da Estrada Real (Crer) que liga dois Santuários, o Nossa Senhora Aparecida (SP) ao da Piedade (MG). A maior rota de turismo religioso do Brasil, com 1.032 km de extensão, passando por 38 municípios, entre Minas Gerais e São Paulo, três Arquidioceses (Belo Horizonte/MG, Mariana/MG e Aparecida/SP) e três Dioceses (São João Del Rei/MG, Campanha/MG e Lorena/SP).

  • Ensino Religioso: o trabalho de revitalização do setor com a chegada do novo assessor

Durante o encontro, a Comissão também discutiu as perspectivas de futuro e quais são os desafios da sociedade atual – oportunidades, dificuldades e ameaças que podem surgir.

“Esse levantamento é para deixar para a futura Comissão algumas janelas abertas. Pensando no trabalho da comissão, embora a futura gestão terá a liberdade de ação, somos Igreja. Temos as diretrizes gerais da CNBB que nos indicam uma certa continuidade da missão. Haverá novidades, mas também há um fio condutor que é a missão evangelizadora. No nosso caso, no setor educação, universidades, cultura e ensino religioso”, disse o presidente da Comissão.