04/11/2016 Comissão do 4º Congr. Missionário Nacional se reúne em Recife Tema “A alegria do Evangelho, coração da missão profética, fonte de reconciliação com Deus.

Congresso terá como tema “A alegria do Evangelho, coração da missão profética, fonte de reconciliação com Deus.

encontro-pomA presidência da Comissão Episcopal Pastoral para a Ação Missionária e Cooperação Intereclesial da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) participou no dia 1 de novembro, de mais uma reunião de trabalho, na Cúria Metropolitana de Olinda e Recife (PE), para dar continuidade a preparação 4º Congresso Missionário Nacional, que vai ocorrer em Recife (PE) entre os dias 7 e 10 de setembro de 2017. A temática será “A alegria do Evangelho, coração da missão profética, fonte de reconciliação com Deus”, com o lema “América em missão: o Evangelho é alegria”. O encontro diocesano contou com a participação de integrantes das equipes de serviços, dos movimentos, pastorais e vicariatos da arquidiocese. Participaram também, dom Antônio Fernando Saburido, arcebispo de Olinda e Recife, dom Esmeraldo Barreto de Farias, presidente da Comissão para Ação Missionária e Cooperação Intereclesial da CNBB, padre Josenildo Tavares Ferreira, coordenador de Pastoral da arquidiocese, padre Mauricio da Silva Jardim, diretor das Pontifícias Obras Missionárias (POM) e padre Jaime C. Patias, assessor de comunicação das POM.

Dom Antônio Fernando, manifestou sua alegria em acolher o Congresso. “A arquidiocese de Olinda e Recife se sente privilegiada e isso vai nos ajudar pois, a nossa Igreja precisa ser cada vez mais missionária”, destacou. O bispo propôs também a realização de um pré-congresso para animar as comunidades no anúncio do Evangelho.

Ao comentar sobre a vivência de uma Igreja em saída, dom Esmeraldo de Farias destacou a importância de “dar atenção especial à espiritualidade, a partir da vida e missão de Jesus, servo missionário que se identifica com os pobres e acolhe misericordiosamente a todos”. Para dom Esmeraldo, na missão, é preciso “definir bem pedagogia para ir ao encontro das pessoas e, como presença de Deus em suas vidas, aprender com elas”. Esta saída deve alcançar “as várias realidades como os condomínios, as periferias sociais e existenciais, os idosos, enfermos, jovens, dependentes químicos, entre outros”, sublinhou o bispo auxiliar de São Luís (MA).

Padre Maurício da Silva Jardim coordenou a reunião e explicou os passos dados até o momento. O Congresso terá como tema “Brasil em missão: o Evangelho é alegria para uma Igreja em saída”. Reunirá 600 delegados representantes dos 18 regionais da CNBB e outros 100 convidados. Ao falar sobre a metodologia, o diretor das POM revelou que esta “deverá girar em torno de quatro palavras inspiradoras, uma para cada dia: encontrar, contemplar, discernir e propor”. Já a temática terá três eixos: a Alegria do Evangelho; Sinodalidade e comunhão; Testemunho e profetismo. Além disso, “Igreja em saída na perspectiva ad gentes” será o eixo transversal. Estão programadas quatro grandes conferências e mais 30 oficinas.

Padre Maurício lembrou ainda, que o evento servirá de preparação para o 5º Congresso Missionário Americano (CAM 5), marcado para julho de 2018, na Bolívia, com a mesma temática. Membros da Rede Latino-americana de Missiólogos (Relami) estão elaborando uma versão pastoral do texto-base a partir do documento enviado pela Comissão teológica da Bolívia. Seguindo o método Ver, Julgar e Agir, o documento terá a missão como eixo central e será enviado aos regionais da CNBB, até o mês de março de 2017, para ser estudado por todos.

Os outros três Congressos anteriores foram realizados em Belo Horizonte – MG (2003), Aparecida – SP (2008) e Palmas – TO (2012).

Com informações assessoria de comunicação das POM e da Arquidiocese de Olinda e Recife