25/07/2018 Comissão Nacional de Presbíteros realiza reunião ampliada

De 23 a 26 de julho, as Pontifícias Obras Missionárias (POM), em Brasília (DF) recebe a Comissão Nacional de Presbíteros (CNP) para a sua reunião ampliada. Participam da iniciativa além do bispo referencial da Comissão, dom Juarez Sousa da Silva, os presidentes dos regionais da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) que atuam na Comissão, além do presidente, vice e secretário da mesma.

O encontro é assessorado pelo padre Rosimar José de Lima Dias, da arquidiocese de Cuiabá e Doutor em Psicologia. À luz da temática principal “Saúde Psíquica do Presbítero: Um desafio do ministério Presbiteral”, os representantes debaterão ao longo dos dias sobre diversos assuntos, tais como saúde mental, síndrome de Burnout, depressão, suicídio dos presbíteros e psicologia positiva.

Segundo dom Juarez, a ideia do encontro é trazer justamente a questão do cuidado com o presbítero e consigo mesmo. “O padre é aquele que é preparado para servir, ajudar a comunidade a se santificar e a levar para o céu. As vezes diante de tantos desafios que esse trabalho traz pode trazer uma certa desilusão, um certo esvaziamento, um certo estresse e a gente quer cuidar dos nossos padres bem para que eles possam cuidar do povo de Deus”, afirma o bispo.

Ainda de acordo com ele, é importante salientar a questão para que os padres possam ter mais disponibilidade para o fazer o bem. “Aqui estamos vendo essa questão do cuidado não no sentido de autopreservação, mas no sentido do cuidado com a espiritualidade e com o nosso ser para que a gente possa ter mais disponibilidade para fazer o bem, uma vez que a nossa vida é serviço, serviço ao povo de Deus”, finalizou bispo.

Confira a notícia na íntegra.