24/07/2019 Comissão Missionária se encontra para planejar ações para o quadriênio 2019-2023

Os bispos novos que foram escolhidos para a Comissão Episcopal Pastoral para a Ação Missionária e Cooperação Intereclesial se encontraram, pela primeira vez, na sede da CNBB em Brasília-DF, dias 22 e 23 de julho.
Segundo o bispo de Chapecó (SC), dom Odelir José Magri, presidente da Comissão, os bispos analisaram o panorama geral da situação da comissão, os projetos “Ad Gentes”, ações além fronteira que a Igreja no Brasil mantém com países como a Guiné Bissau, Timor Leste e Haiti. A Comissão também começou a desenhar um esboço do planejamento para o quadriênio (2019-2023).
Os bispos se dividiram para acompanhar áreas específicas do trabalho da Comissão: Formação e Animação Missionária, Projetos de Missão Ad Gentes, Pastoral dos Brasileiros no Exterior (PBE) e compromissos proféticos sociais.
O bispo auxiliar da arquidiocese de Porto Alegre (RS), dom Adilson Pedro Busin, vê o trabalho na Comissão Nacional como uma continuidade do trabalho de animação missionaria que já realiza no Regional Sul 3 acrescido de um novo desafio de acompanhar mais de perto o trabalho da Pastoral dos Brasileiros no Exterior, ação até então acompanhada por dom Alessandro Ruffinoni e compromissos proféticos sociais.
Dom Odelir agradeceu ao padre Antônio Niemec que está finalizando a sua missão como assessor da Comissão, trabalho que exerceu nos últimos dois anos.
Participaram da reunião o bispo de Chapecó (SC), dom Odelir José Magri e presidente da Comissão, o bispo de Cametá (PA), dom José Altevir, o bispo auxiliar de Porto Alegre (RS) dom Adilson Pedro Busin. Não pôde comparecer à reunião o bispo de Estância (BA), dom Giovanni Crippa.