12/04/2016 Começa a 54ª Assembleia Geral da CNBB em Aparecida

54ª Assembléia Geral da CNBB - aberturaComeçou, nesta manhã do dia 06 de Abril de 2016, a Assembleia Anual da Igreja no Brasil. Todos os Bispos do Brasil participam desta assembleia, além dos assessores da CNBB, dos Secretários Regionais e outros convidados. Ao todo são mais de 400 participantes. Muitos temas serão abordados nesta ocasião. A realidade política, social e religiosa do Brasil está entre os temas a serem debatidos. O tema central é sobre o papel dos leigos e leigas na Igreja: “Cristãos leigos e leigas na Igreja e na sociedade – Sal da terra e luz do mundo”.  Este tema deve, quando aprovado, tornar-se documento oficial da CNBB. Ponto forte da Assembleia é o seu aspecto litúrgico e celebrativo, principalmente neste Ano da Misericórdia. “A finalidade primeira da nossa Assembleia Geral é unir os bispos; um sinal de comunhão e ao mesmo tempo também sinal de colegialidade. Os bispos reunidos representando as Igrejas particulares desejam refletir a realidade atual e como anunciar o Evangelho nesse momento. É um momento de discussão, reflexão, estudo, oração e partilha e é isso que caracteriza a Assembleia Geral”, destaca Dom Leonardo Steiner, secretário geral da CNBB, lembrando que o encontro anual é uma oportunidade ímpar para renovar a vida fraterna dos bispos.

O Regional Oeste 2 participa desta assembleia com todos os seus bispos e o Secretário Executivo do Regional, Pe. Jair Fante. É muito importante que todos rezemos pelo bom andamento da Assembleia e que os frutos sejam, depois, partilhados em nosso Regional. A metodologia da Assembleia contempla também as Urgência das Diretrizes Gerais da Igreja no Brasil, já presentes nas Diretrizes do RO2 e nos planos diocesanos de pastoral. Acompanhemos com carinho este momento importante da nossa Igreja no Brasil.

Pe. Jair Fante
Secretário Executivo do RO2