18/10/2016 CNBB e Cáritas lançam campanha SOS Haiti Segunda iniciativa de apoio ao país irá destinar recursos para vítimas de furacão

Segunda iniciativa de apoio ao país irá destinar recursos para vítimas de furacão

cartao-sos-haiti-furacao-600A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) e a Cáritas Brasileira lançaram na quinta-feira, dia 13 de outubro, uma campanha SOS em solidariedade às vítimas do furacão Matthew, que atingiu o Haiti, no dia 4 de outubro. Estima-se que um milhão de pessoas tenham sido afetadas pelas tempestades e que o número de mortes possa passar de 1 mil. Este foi o pior desastre enfrentado pelo país desde o terremoto de janeiro de 2010, quando mais de 300 mil haitianos e haitianas morreram. Ainda hoje há dezenas de milhares de pessoas vivendo em barracas devido às consequências do terremoto, o que agrava ainda mais a situação do país com a passagem do furacão Matthew.
Os recursos arrecadados com a campanha serão destinados a ações de urgência, como o fornecimento de água potável, alimentos, cobertores, kits de higiene, lonas e tendas. Será dada prioridade de atendimento às pessoas em abrigos improvisados, mulheres grávidas, crianças e adultos com deficiência física. Com este apoio, também pretende-se ajudar na reconstrução de casas, escolas e outras estruturas que busquem melhorar as condições de vida da população.

Mobilização
A Caritas Internationalis lançou um Apelo Internacional em auxílio às comunidades afetadas, destinando 250 mil euros para o atendimento às vítimas com alimentos, água potável, produtos para purificar a água disponível nas localidades, cobertores e kits de higiene. Nesta fase de atendimento emergencial às vítimas, a Cáritas Haiti está atuando junto às comunidades atingidas nas cidades de Jérémie e Les Cayes, no sudoeste do país, e em Jacmel e Nippes, a oeste e noroeste. A prioridade de atendimento nos abrigos improvisados é dada às mulheres grávidas, às crianças e aos adultos com deficiências físicas. Já a Catholic Relief Services (CRS), que possui sede nos Estados Unidos e também integra a confederação Cáritas, está atuando em Les Cayes e em outros países do Caribe também afetados pelo furacão.
Desde 2010, a CNBB e a Conferência dos Religiosos do Brasil (CRB) mantêm um Projeto Missionário intercongregacional no Haiti. Seis religiosas desenvolvem atividades a partir eixos de geração de renda e economia solidária, formação e saúde. Em cada eixo há projetos específicos. O eixo de Geração de renda e economia solidária beneficia cerca de 500 pessoas com os projetos das cozinhas comunitárias, fabricação de doces e salgados, horta comunitária, cursos de corte, costura e bordado e artesanato. O eixo de formação compreende o trabalho na mudança de mentalidade das pessoas em relação aos traumas e conflitos que surgiram após a tragédia de 2010. Neste caso, é dada atenção psicológica e psicopedagógica aos participantes dos projetos. Ainda no âmbito da formação, é oferecido pelas irmãs aprendizado em arte e música.

Colabore
Dioceses, paróquias, comunidades, congregações, escolas e todas as pessoas de boa vontade podem colaborar com a campanha SOS em solidariedade às famílias haitianas. As ajudas financeiras podem ser depositadas nas seguintes contas, administradas pela Cáritas Brasileira:

Banco do Brasil
Agência: 3475-4
Conta Corrente: 33781-1

Caixa Econômica Federal
Agência: 1041
Operação: 003
Conta Corrente: 3943-9

CNPJ da Cáritas Brasileira: 33.654.419.0001/16