19/03/2021 Celebre em Família a Solenidade de São José, Esposo de Maria

Está disponível o roteiro Celebrar em Família para a Solenidade de São José, Esposo da Bem-Aventurada Virgem Maria e Padroeiro Universal da Igreja, celebrada nesta sexta-feira, 19 de março.

O material é oferecido pela Comissão Episcopal Pastoral para a Liturgia da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) para que os fiéis impossibilitados de participar presencialmente da celebração eucarística possam, vivendo a dignidade de povo sacerdotal que nosso batismo nos conferiu, “não só acompanhar, mas CELEBRAR com nossas famílias o Dia do Senhor”.

BAIXE O ROTEIRO PARA A SOLENIDADE DE SÃO JOSÉ

Memórias e intenções especiais

Neste 19 de março, completam-se oito anos do início do ministério do Santo Padre, o Papa Francisco, como Pastor Supremo da Igreja. O Diretório de Liturgia orienta que se faça especial menção na Oração dos Fiéis.

No Ceará, comemora-se em todo o Estado o padroeiro principal.

Celebram São José como padroeiro principal: as arquidiocese de Fortaleza (CE) e Mariana (MG) e as dioceses de Campo Mourão (PR), Coxim (MS), Erexim (RS), Garanhuns (PE), Grajaú (MA), Iguatu (CE), Itabuna (BA), Ituiutaba (MG), Macapá (AP), Pesqueira (PE) e São José dos Campos (SP). Na diocese de Oliveira (MG), São José é padroeiro secundário.

Vários bispos também celebram ordenação episcopal no dia desta Solenidade de São José: dom João José da Costa, dom Irineu Roman, dom Carlos José de Oliveira, dom Luiz Gonzaga Fechio, dom Wilmar Santin, dom Waldemar Passini Dalbello, dom Salvador Paruzzo, dom Giuliano Frigeni, dom Francisco Barroso Filho, dom Paulo Cardoso da Silva, dom Geraldo Vieira Gusmão, dom Jesus Morazza Ruiz de Azúa e dom Assis Lopes.