31/01/2023 Católica e Governo do Estado oferecem bolsas de estudos integrais pelo Pacto Educativo Mato Grosso

O diretor-geral, professor-mestre padre Edson Sestari, e a diretora Acadêmica, professora-doutora Ana Maria Di Renzo, participaram, na sexta-feira (20 de janeiro), na Secretaria de Estado de Educação (Seduc), do lançamento e assinatura do Pacto Educativo Mato Grosso que concede bolsas de estudos em cursos de graduação para egressos da Rede Estadual de Educação e bolsas para cursos técnico-profissionalizantes destinadas a estudantes do ensino médio das escolas estaduais.

O Pacto Educativo MT, do Governo do Estado, através da Seduc, em parceria com a União das Faculdades Católicas de Mato Grosso (Unifacc-MT) e o Instituto Católico de Ensino Técnico Profissionalizante (ICET), destina 400 bolsas integrais nos cursos de graduação na instituição de ensino superior (IES), em Cuiabá e Várzea Grande, nas áreas de Licenciatura em Pedagogia e bacharelado em Direito, Administração, Educação Física, Enfermagem, Biomedicina, Psicologia e Ciências Contábeis e tecnólogo em Processos Gerenciais.

Já para os 12 cursos técnicos, desenvolvidos pelo ICET, são oferecidas 840 bolsas integrais para estudantes egressos do ensino médio da rede pública. Os cursos vão ser realizados, além de Cuiabá e Várzea Grande, em Rondonópolis, Sinop, Cáceres e Barra do Garças. O Pacto Educativo é aberto aos estudantes matriculados e egressos da rede de ensino estadual considerados, conforme prevê os editais, hipossuficientes em situação de vulnerabilidade social.

Além dos cursos de graduação e técnico-profissionalizante, o Pacto Educativo beneficia profissionais da Educação com 400 bolsas de pós-graduação em Gestão Escolar. O curso vai ser realizado em cidades polos do Estado. O convênio firmado com a Católica de Mato Grosso prevê investimento de R$ 30 milhões, dos quais R$ 6 milhões entram como contrapartida da IES, por um período de quatro anos, sendo que metade das 1.640 bolsas, referentes aos cursos de graduação, pós-graduação e técnico-profissionalizante, vão ser disponibilizadas imediatamente e a outra metade em 2025.

“O Pacto Educativo é mais uma iniciativa do Governo de Mato Grosso que vai gerar grande impacto social. Vai atender aos que realmente precisam e reforça as demais ações que fazem parte do Programa Educação 10 anos”, disse o governador em exercício, Otaviano Pivetta. Ele foi além, ao afirmar que a Educação Pública Estadual tem todos os requisitos para estar entre as melhores e mais bem avaliadas do país. “Estamos no caminho certo”, frisou Pivetta.

O secretário de Educação, Alan Porto, sublinhou que o governo mato-grossense vem dando, desde 2019, todas as condições para que a Seduc continue avançando e cumpra as metas do Educação 10 anos. “São 30 políticas e mais de 130 ações já implantadas. O Pacto Educativo reforça o rol de ações que objetiva não apenas melhorar os índices de alfabetização e assimilação do conteúdo pedagógico, mas, melhorar a qualidade de vida e as perspectivas de futuro de crianças, jovens e adultos por meio de uma educação de qualidade”, acentuou Porto.

Para o diretor-geral da Católica de Mato Grosso, o Pacto Educativo, planejado junto ao Estado, com a participação do governador em exercício, foi gestado com o propósito de fazer a diferença na vida dos jovens e adultos que vão ser beneficiados com estudos para que possam conquistar espaços no mercado como profissionais graduados e como técnicos em diversas áreas.

Padre Edson Sestari assinalou que o Pacto Educativo MT teve como inspiração a proposta do papa Francisco, com o Pacto Educativo, que propõe um mundo no qual a Educação é o meio pelo qual pode ser criada a verdadeira fraternidade, dentro de uma perspectiva do encontro, do diálogo entre culturas, religiões e gerações. “Nossa ideia é criar sentimento, onde temos ponto de partida e de chegada. E o nosso horizonte, nessa chegada, no nosso lugar, é com a criação, em 2035, da Pontifícia Universidade Católica de Mato Grosso, a PUC-MT”, espera o dirigente.

O diretor-geral da Católica finalizou parafraseando o papa Francisco quando diz que na África, como em outros pontos do mundo, para educar uma criança é preciso envolver toda a aldeia. “Então, aqui, precisamos ter sensibilidade e coragem de fazer do nosso Estado essa aldeia”.

Também participaram da solenidade de assinatura do Pacto Educativo, Flavia Emanoelle, secretária-adjunta de Recursos Humanos da Seduc, Gelson Megatti, presidente do Conselho Estadual de Educação, Eduardo Ferreira, presidente da União dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime-MT), e o professor-doutor padre Carlos Sérgio Viana, coordenador da Unifacc Sedac.

Serviço

Os critérios de seleção estão nos links, abaixo, e seguem regras definidas no Plano Estadual de Educação, em consonância com o Plano Nacional de Educação 2014-2024 e a Lei 13.005/2014. Informações detalhadas pelo portal da Unifacc.

As matrículas nos cursos de graduação e técnicos devem ser realizadas até oito de fevereiro. E a matrícula no curso de pós-graduação, destinado a profissionais da Educação, deve ser realizada site oficial da Seduc até cinco de fevereiro

Confira os editais do Pacto Educativo MT:

Cursos de Graduação

https://unifacc.com.br/wp-content/uploads/2023/01/EDITAL-No-01-Graduacao-Pacto-Educativo.pdf

Cursos Técnico Profissionalizante

https://unifacc.com.br/wp-content/uploads/2023/01/EDITAL-No-003-Cursos-tecnicos-Pacto-Educativo-1.pdf

Curso de Pós-Graduação

https://unifacc.com.br/wp-content/uploads/2023/01/EDITAL-No-02-Pos-Graduacao-Pacto-Educativo.pdf

.

.

.

Com informações: unifacc.com.br