27/04/2023 Bispos do Regional Oeste 2 elegem nova Presidência para o quadriênio 2023-2027

O episcopado do Mato Grosso, esteve reunido nesta quarta-feira, 26 de abril, durante a 60ª Assembleia Geral da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) e elegeu o bispo da Diocese de Diamantino, Dom Vital Chitolina, SCJ como o novo presidente do Regional Oeste 2 da CNBB, o bispo da Diocese de Rondonópolis/Guiratinga, dom Maurício da Silva Jardim, como vice-presidente e o bispo da Diocese de São Luiz de Cáceres, dom Jacy Diniz Rocha, como secretário.

De acordo com o regulamento do CONSER, o mandato da presidência é de quatro anos acompanhando a administração pastoral da CNBB em Brasília (DF) e do regional. Desta forma, o novo presidente do Regional permanecerá no período de 2023-2027. A posse dos escolhidos como presidente, vice-presidente e secretário já acontece a partir da 60ª Assembleia Geral da CNBB.

O Regional Oeste 2 compreende a Província Eclesiástica de Cuiabá com a sede na Arquidiocese de Cuiabá e com mais 7 Dioceses sufragâneas, sendo elas: Sinop, Juína, Diamantino, Cáceres, Rondonópolis-Guiratinga, Primavera do Leste-Paranatinga e Barra do Garças. É organizado em Comissões compostas por Pastorais, Organismos e Movimentos integradas à Ação Evangelizadora.

A Igreja do Mato Grosso agradece aqueles que estiveram à frente da Presidência neste último quadriênio, a saber: Dom Canísio Klaus – Presidente, Dom Vital Chitolina, SCJ – Vice – Presidente e Dom Derek C. Byrne – Secretário, e deseja uma feliz e abençoada missão aos bispos que agora assumem.

 

O Padre Reinaldo Braga Júnior foi reeleito para mais quatro anos como Secretário Executivo para o Regional Oeste 2 da CNBB no Mato Grosso.

.

.

.

Com informações: ASCOM Regional Oeste 2