29/11/2017 Bispos aprofundam “políticas públicas”, tema da CF 2019

Os membros do Conselho Pastoral da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (Consep), reunidos em Brasília (DF), deram continuidade aos estudos sobre o tema da Campanha da Fraternidade de 2019: “Fraternidade e Políticas Públicas”, já iniciado com um grupo de especialistas que resultará no texto-base orientador do trabalho e aprofundamento das comunidades.
A metodologia da Conferência na preparação das campanhas sempre considera um tempo remoto de preparação no qual se busca formatar um programa sólido de reflexão para oferecer às comunidades um texto-base com elementos relacionados à realidade abordada (ver), a análise a partir do que é próprio da Igreja, considerando a Palavra de Deus e a doutrina (julgar) e à ação concreta de transformação (agir) para manter o centro da espiritualidade quaresmal que apela para a conversão.
O tema das políticas públicas foi definido pelo Consep no correr do ano de 2017 considerando o processo de junto as dioceses que se faz todos os anos por ocasião da avaliação da Campanha da Fraternidade. Relevante no campo do debate público, as políticas públicas têm a ver com a orientação de toda a movimentação política. A Igreja se manifesta, deste modo, no âmbito da pedagogia da cidadania.
A CF 2019 vai aprofundar o que são as políticas públicas enquanto garantidoras de direitos, buscará fazer a distinção entre política de governo e políticas de estado, bem como vai tratar do processo de uma política pública – da agenda à avaliação e monitoramento.
Campanha da Fraternidade – A Campanha da Fraternidade é uma iniciativa da Igreja Católica, iniciada na década de 1960, tem grande penetração no interior das comunidades e ao longo das últimas décadas tem motivado muitas ações com significado especial no enfrentamento dos maiores problemas do Brasil. A próxima campanha, em 2018, vai tratar do tema “Fraternidade e superação da violência” e será lançada na quarta-feira de cinzas.