16/06/2021 Autoridades e comunidade acadêmica prestigiam inauguração da Unifacc Cuiabá

 

A Católica de Mato Grosso Chegou! Foi com este slogan que a inauguração das instalações da Unifacc Cuiabá foi acolhida pelos convidados presentes. O projeto de expansão da União das Faculdades Católicas de Mato Grosso Unifacc-MT tem como projeção coletiva chegar a Pontifícia Universidade Católica (PUC-MT).

“Nossa determinação é avançar na ampliação da educação católica em Mato Grosso com a oferta de cursos de graduação, pós-graduação, pesquisa, extensão e educação profissionalizante pautados por uma formação humanizada capaz de transformar as pessoas e a sociedade com justiça social”, assegurou o diretor-geral da IES, professor-mestre padre Edson Sestari.

Na cerimônia de inauguração do novo prédio da Unifacc na Capital, no Bairro Dom Aquino, o dirigente, acompanhado dos bispos do Regional Oeste 2 da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) e demais diretores, coordenadores cursos de graduação e os colaborares técnico-administrativos, recepcionou os convidados.

Entre as autoridades civis, políticas e educacionais estiveram presentes o prefeito de Várzea Grande, Kalil Baracat de Arruda, a secretária de Educação de Cuiabá, Edilene Machado, representando o prefeito Emanuel Pinheiro, o reitor da Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat), professor-doutor Rodrigo Bruno Zanin, secretários municipais de Educação e estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação (Seciteci) e o presidente do Conselho Estadual de Educação (CEE) e do Sindicato dos Estabelecimentos de Ensino de Mato Grosso (Sinepe), professor Gelson Menegatti Filho.

“Em nome do prefeito Emanuel Pinheiro nos colocamos à disposição da Unifacc para celebrarmos parcerias que fomentem o desenvolvimento e crescimento da nossa cidade”, frisou a secretária de Educação, professora Edilene Machado, destacando que a Educação é o único fator e alternativa de transformação da sociedade.

O prefeito de Várzea Grande, acompanhado do secretário de Educação, professor Silvio Fidelis, também fez questão de dizer que a administração municipal está aberta a projetos e parcerias. “É com muita alegria que prestigio esse momento da Unifacc porque é de extrema singularidade, uma vez que as faculdades ajudam no crescimento das cidades. E Várzea Grande tem a felicidade de abrigar duas unidades da Unifacc, nos bairros Cristo Rei e Ipase”, disse Kalil Baracat.
O reitor da Unemat parabenizou o projeto da Católica de Mato Grosso e, de forma especial, saldou a todos lembrando que na criação da Unemat a Igreja Católica se fez presente através da participação do bispo dom Máximo Biènnes (já falecido). “Juntos, com nossas parcerias, vamos contribuir com a transformação da educação e do nosso Estado”, sublinhou o reitor Rodrigo Bruno.

Diversas autoridades eclesiásticas estiveram presentes, especialmente os bispos e representantes das sete dioceses que compõem a Associação Dom Aquino Corrêa (ADAC), mantenedora da Unifacc-MT, e do Conselho Episcopal do Regional Oeste 2 da CNBB. Ao saudar a todos, o presidente, dom Canisio Klaus, parafraseou o papa Francisco para dizer que “não podemos ter medo do novo e abraçar com vigor novos desafios, metodologias e caminhos”. E na visão dele, a ampliação e expansão da Faculdade Católica de Mato Grosso (FACC) para a Unifacc-MT é o resultado do desafio e do ânimo indicados pelo pontífice. “Unidos e encorajados vamos continuar a tornar sonhos em realidade”, indicou Dom Canísio, que também é bispo de Sinop.

Durante a cerimônia foi relembrada a participação do arcebispo emérito de Cuiabá, dom Bonifácio Piccinini, falecido em 2020, e de dom Juventino Kestering, bispo de Rondonópolis-Guiratinga, vítima de complicações da Covid-19, neste ano. Duas grandes autoridades eclesiásticas que receberam menções como exemplo de pastores que, além do zelo e dedicação com as ações de evangelização, se empenharam no processo de ampliação e expansão da Católica de Mato Grosso.

Padre Edson Sestari lembrou a atuação e o entusiasmo desses dois bispos, e aproveitou para ressaltar uma frase de dom Piccinini, por ocasião da celebração de uma missa, no auditório da Católica. Naquele dia, segundo padre Sestari, profetizava: “o melhor de nossas vidas ainda está por vir”. E na interpretação do diretor-geral, a Católica de Mato Grosso começa a experimentar esse ‘melhor’, coroando a educação mato-grossense com a ampliação do ensino superior marcado pela missão de educar não só pelo conhecimento, mas, também, pelo evangelho de Jesus.

Edson Sestari apresentou aos convidados uma cronologia da IES e descreveu com detalhes o horizonte que deve ser atingido com o projeto de expansão, tendo como centralidade, além da eficiência do ensino e da pesquisa, a criação da PUC-MT. “A caminhada do nosso projeto educacional, como ensina o papa Francisco, será realizada pela junção da cabeça, do coração e das mãos justamente por que essas três linguagens da existência humana devem dialogar, sempre, através de uma sintonia, intercaladas, conectadas”.
A inauguração das instalações foi concluída com o descerramento da placa da Unifacc Cuiabá e com a bênção nos ambientes do prédio dada pelo arcebispo de Cuiabá e tesoureiro da ADAC, dom Milton Antônio dos Santos.

Oferta – A aquisição de faculdades na Capital e em Várzea Grande, possibilitou aumentar a oferta de cursos nas áreas de exatas, humanas e saúde com diversas graduações, como de Administração, Ciências Contábeis, Teologia, Direito, Pedagogia, Filosofia, Enfermagem, Educação Física, Psicologia e Biomedicina, dentre outros cursos e programas lato sensu e de stricto sensu em parceria com instituições renomadas do país.

Dentre as parceiras da Católica de Mato Grosso, padre Edson Sestari destacou a Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos), no Rio Grande do Sul, e com a Pontifícia Universidade Católica (PUC-RJ), na oferta de cursos e programas de mestrado e doutorado em Educação, Teologia, Psicologia, Administração, Filosofia, Design, Computação Aplicada e Ciências Sociais.
Sustentada por uma espiritualidade humanizante, a Católica de Mato Grosso engaja-se com a sociedade para produzir conhecimentos que transformem as pessoas e o mundo através de princípios e valores morais e éticos-cristãos. Uma formação sustentada nesses pilares tem garantido não melhores condições de empregabilidade aos egressos, mas também na vida pessoal de cada um.

Essa visão, aliada ao compromisso de formar profissionais antenada com o contexto de globalização, tem levado a Unifacc-MT a ser reconhecida por instituições de ensino europeia, como a Faculdade de Granada e a Universidade de Salamanca, ambas na Espanha. A parceria com Granada garantiu Reconhecimento Pontifício do Vaticano (Itália) ao Curso de Teologia. Com isso, formados em Teologia pela Unifacc-MT são aceitos para complementos de estudos acadêmicos em instituições de ensino da Europa, o que poderá ser alcançado pelos demais cursos.
A cerimônia de inauguração das novas instalação da Unifacc Cuiabá pode ser conferida na página oficial da Unifacc-MT no Youtube:
https://www.youtube.com/watch?v=VrnAebjErBw