29/03/2023 Assembleia Regional Eletiva e de Formação da Pastoral Juvenil 2023

Aconteceu, no último final de semana, dias 25 e 26 de março, a Assembleia Regional da Pastoral Juvenil. Momento importante para a Juventude de nosso Regional, pois pelas partilhas, formações e deliberações é que se traçam estratégias e avalia-se a caminhada, objetivando a Evangelização dos jovens e sua inserção na vida e na missão da Igreja em todo o Regional.

Fizeram-se presentes: o Bispo Referencial da Pastoral Juvenil no Regional Oeste 2, Dom Canísio Klaus; o Assessor Eclesiástico da Pastoral Juvenil no Regional Oeste 2, Padre Ângelo César; o Secretário Executivo da CNBBO2, Padre Reinaldo Braga Júnior; a coordenação Regional da Pastoral Juvenil:  além de coordenadores e representantes diocesanos do Setor da Juventude, representantes das expressões juvenis que trabalham com a evangelização das juventudes e demais convidados.

A Assembleia teve início no sábado, onde, após a oração inicial e acolhida, os participantes foram motivados pelas palavras do Bispo Referencial, do Padre Assessor e do Secretário Executivo da CNBB O2.

Houve também a partilha sobre as realidades enfrentadas e os trabalhos realizados no setor da juventude nas dioceses, e também pelas expressões presentes. Foi um momento muito rico de troca de experiências que ajuda também a motivar e animar a caminhada, além de favorecer a comunhão e o espírito sinodal.

Padre Ângelo apresentou o Plano de Pastoral Juvenil no Brasil:  AO SEU LADO, produzido pela Pastoral Juvenil Nacional, como propostas de trabalho para os Setores da Juventude nas Dioceses. Os participantes presentes, divididos em grupos, escolheram e apresentaram uma proposta concreta para cada um dos quatro eixos do projeto: Formação; Vocação e Missão; Estruturas de Acompanhamento; Assessoria e Cidadania.

As Atividades do 1º dia de encontro foram encerradas com a Santa Missa da Solenidade da Anunciação do Senhor, presidida pelo Assessor Eclesiástico Padre Ângelo, que na homilia ressaltou a necessidade de como Maria, renovarmos a cada dia o nosso SIM a Deus.

No domingo, as atividades tiveram início com a Santa Missa, presidida por Dom Canísio, e durante a manhã a condução foi por conta da coach Luciene Oliveira, palestrante convidada, que de maneira participativa e dinâmica ministrou o tema: Os pilares da Liderança Juvenil.

Conforme a Pauta, aconteceu também a eleição e posse da nova coordenação Regional da Pastoral Juvenil, PARA O NOVO QUADRIÊNIO, ficando assim constituído: Coordenador: Walter Lopes Nascimento da Diocese de Cáceres; Vice Coordenadora – Sarah Santos Cartaxo da Arquidiocese de Cuiabá e Secretária Luana Dias Rodrigues da Diocese de Juína – O Pe Ângelo César permanece como o Assessor Eclesiástico da Pastoral Juvenil no Regional.

Robson de Almeida Feirreira, até então coordenador Regional da Pastoral Juvenil no Regional, agradeceu o tempo em que esteve à frente da coordenação, expressou o sincero desejo de que a nova coordenação realize um bom trabalho no Regional.

Após a tomada de posse e encaminhamentos finais, Dom Canísio Klaus encerrou a Assembleia com a oração e bênção de envio.

.

.

.

Com informações: José Eduardo – Secretaria da Pastoral Juvenil RO2 e revisão da ASCOM RO2

Créditos das Fotos: Robson Almeida e Ir Flávia Luiza, ddp