01/11/2019 Arquidiocese de Olinda e Recife lança texto-base do XVIII Congresso Eucarístico Nacional

A arquidiocese de Olinda e Recife realizará, nesta sexta-feira, o lançamento oficial do Texto-Base do XVIII Congresso Eucarístico Nacional, que visa nortear as reflexões e fornecer subsídios de informações para as pastorais da Igreja, especialmente para a catequese e liturgia. O lançamento do livro acontecerá também nas livrarias católicas em todo o país, no próximo dia 12 de novembro.

De acordo com o diácono Sérgio Cezino Douets Vasconcelos, da Comissão Teológico-Pastoral do CEN 2020, a obra pretende ajudar os fiéis católicos a uma melhor preparação para o Congresso Eucarístico do ano que vem, com temas que vão desde o mistério da Eucaristia até pontos mais avançados nos tocantes espiritual e missionário.

Com 144 páginas, o livreto Texto-Base do XVIII Congresso Eucarístico Nacional possui sete capítulos produzidos por estudiosos e especialistas em diversas áreas de conhecimento. A obra é co-editada pelas Paulinas e Paulus, e pode ser adquirida inicialmente na Livraria Paulinas e Livraria Paulus, e em breve, em outras livrarias católicas.

XVIII Congresso Eucarístico Nacional

A Arquidiocese de Olinda e Recife sediará, em 2020, o XVIII Congresso Eucarístico Nacional (CEN 2020) entre os dias 12 e 15 de novembro, na cidade do Recife (PE). Os municípios de Olinda e São Lourenço da Mata, região metropolitana da capital pernambucana, também sediarão alguns eventos do Congresso. O CEN 2020 traz como tema “Pão em todas as mesas” e o lema “Repartiam o Pão com alegria e não havia necessitados entre eles”.

A realização do 18º CEN acontece com a participação das províncias eclesiásticas de Pernambuco, Paraíba, Alagoas e Rio Grande do Norte, pertencentes ao Regional Nordeste 2 da CNBB. O anúncio da escolha da Igreja Particular de Olinda e Recife como sede foi realizado durante a 55ª Assembleia Geral da CNBB, em 2017.

O arcebispo de Olinda e Recife, dom Fernando Saburido, destaca que “a Eucaristia é símbolo do amor e da unidade do Corpo Místico e que, através deste evento, podemos recordar que a Igreja vive da Eucaristia”. O religioso ressalta ainda que graças aos ensinamentos do Concílio Ecumênico Vaticano II e do magistério recente da Igreja, ficou clara a importância de um Congresso Eucarístico.

Os Congressos Eucarísticos Nacionais acontecem em todo o mundo, e aqui no Brasil é realizado normalmente a cada quatro anos. O encontro visa reunir os fiéis católicos em torno da Eucaristia, que é o centro da fé católica: Corpo e Sangue de Jesus Eucarístico.

Simone Oliveira/Assessoria de Imprensa do CEN2020