TEMPO COMUM ''Minhas ovelhas escutam minha voz, eu as conheço e elas me seguem.'' Jo 10,27

INFORMATIVO

Cadastre e receba nosso informativo

28/01/2019 Ampliada Nacional envia carta às Comunidades Eclesiais de Base do Brasil

29

A carta enviada neste domingo, dia 27, pela equipe ampliada das CEBs às Comunidades Eclesiais de Base do Brasil mostra a preocupação com a crise civilizacional pela qual passa o mundo e anuncia a “sociedade do Bem Viver” como forma de enfrentar a situação.

Essa conjuntura ficou evidente na reunião que teve início na quinta-feira, dia 24, e ocorreu em Cuiabá, com a presença de articuladores e assessores das CEBs em comunhão com cinco bispo e várias entidades parceiras.

O cenário de preocupação e o anúncio de boa nova reafirma o tema e o lema do 15º Intereclesial, que vai ocorrer em julho de 2022 em Rondonópolis/MT: “CEBs – Igreja em saída na busca da vida plena para todos e todas” (“Vejam! Eu vou criar novo céu e uma nova terra” – Is 65,17ss).

Acompanhe a carta na íntegra logo abaixo

 

 

CARTA ÀS COMUNIDADES ECLESIAIS DE BASE DO BRASIL

“Vejam! Eu vou criar novo céu e uma nova terra” (Is 65,17)

Nos dias 24 a 27 de janeiro de 2019, a Ampliada Nacional das CEBs se encontrou no Centro Nova Evangelização – CENE, em Cuiabá para a reunião anual. Participaram articuladoras/es e assessoras/es dos 18 Regionais da CNBB, a Equipe Colegiada de Assessoria Nacional, representantes do Conselho Indigenista Missionário – CIMI, do Conselho Nacional do Laicato no Brasil – CNLB, da Rede Eclesial Pan-Amazônica-REPAM, da Articulação Continental, do Secretariado Provisório do 15º Intereclesial juntamente com o Bispo anfitrião, Dom Juventino Kestering; o Bispo Referencial das CEBs do Brasil, Dom Giovane de Melo; o presidente do Regional Oeste 2, Dom Neri José; Dom Protógenes José Luft, Bispo de Barra do Garças; Dom Derek John Christopher Byrne, Bispo de Primavera do Leste/Paranatinga; e outros convidados da Diocese de Rondonópolis/Guiratinga – MT.

Nas reflexões, nas celebrações e nos cantos, fizemos memória da caminhada de nossas comunidades e de nossos mártires. Carregamos nos ombros a esperança e o sonho de Jesus de Nazaré, de Vida plena para todas e todos.

Nosso olhar se voltou para o momento atual do nosso Brasil. Percebemos que estamos numa crise civilizacional. Há um modelo econômico que gera exclusão e morte; aumenta o empobrecimento e a concentração de riquezas e da terra; degrada o meio ambiente, como vimos acontecer em Mariana e, nestes dias, em Brumadinho no estado de Minas Gerais. Este modelo suprime os direitos dos mais frágeis, como os povos indígenas, os camponeses, as mulheres, as crianças e os jovens… Assistimos ao desmonte do Estado brasileiro colocando em risco a vida e a dignidade humana.

Frente a tantos desafios ousamos sonhar “um novo céu e uma nova terra”. Damos os primeiros passos rumo ao 15º Intereclesial, e nos comprometemos a realizar um processo metodológico participativo, ressignificando a caminhada das CEBs, buscando fortalecer as Comunidades Eclesiais de Base. Tudo isso deve ser feito articulando o local com o global, a fé e a vida.

Assumimos como tema para o 15º Intereclesial: “CEBs: Igreja em saída na busca da vida plena para todos e todas” e como lema: “Vejam! Eu vou criar novo céu e uma nova terra” (Is 65,17ss).

Reforçamos a convicção de que somos portadoras e portadores de um novo jeito de ser Igreja. Acompanhados pela bênção do Deus da vida e da esperança, e animados/as pelo testemunho dos mártires, pela presença amorosa de Maria, mãe de Jesus de Nazaré e companheira da caminhada, voltamos para nossas comunidades em busca da construção de uma sociedade do Bem Viver. Amém! Axé! Awerê! Aleluia!

Cuiabá-MT, 27 de janeiro de 2019.