14/02/2017 Ampliada da CEBs Regional Representantes das dioceses e prelazia se fez presente na reunião para articular o 14º Encontro Regional da CEBs

De 10 a 12 de fevereiro de 2017, no Centro Nova Evangelização (CENE) – Cuiabá, estiveram reunidos 27 representantes das Comunidades Eclesiais de Base das Dioceses e Prelazia que compõem o Regional Oeste 2 da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), contando com a presença valiosa dos nossos assessores regionais Roberto Rossi e Maria Costa e com Dom Neri, Bispo Referencial das CEBs. A motivação para essa Ampliada Regional, além da alegria de nos reencontrarmos foi para darmos os encaminhamentos deliberados pela nossa última Assembleia Regional das CEBs.
Também o Secretário Executivo do Regional, Pe. Jair Fante esteve presente em vários momentos dessa reunião e destacou que a Igreja da nossa terra quer que estimulemos ainda mais nossos grupos de reflexões, sendo importante para tanto a utilização dos subsídios preparados em nosso Regional.
Neste momento importante partilhamos a realização do Seminário Nacional de Assessores e da Ampliada Nacional, ambos realizados em janeiro de 2017, que nos propiciou uma visão das discussões em âmbito nacional em torno do 14º INTERECLESIAL DAS CEBs e ajudou-nos na interpelação sobre que igreja sonhamos ser no nosso Regional Oeste 2? Também direcionamos as ações necessárias para a realização do nosso 14º ENCONTRO REGIONAL DAS CEBs, que será realizado de 08 a 10/09/2017, em São Félix do Araguaia, da Prelazia de mesmo nome. Oportuno mencionar que a temática dessa construção será: CEBs e os desafios no mundo urbano e rural, com o lema: “Eu vi e ouvi os clamores do meu povo e desci para libertá-lo.” Ex 3,7, motivando as CEBs de Mato Grosso a ouvir e fazer ecoar os diversos clamores do povo que habita nossas cidades e campos”.
Foram momentos decisivos, que esperamos que contribua para realizarmos nossas atividades com a grandiosidade, generosidade e qualidade que esses eventos da nossa Igreja merecem, afinal, “O nosso jeito de ser Igreja é o nosso jeito de viver a Fé”.
A nossa Coordenadora Regional, Maria Cleuza, de Alta Floresta – Diocese de Sinop, destacou as atividades que temos em nossa planilha de atividades e solicitou que aprimoremos mais ainda nossa comunicação para que outras pessoas possam tomar conhecimento da riqueza produzida em nossas CEBs.
Ressaltamos a grata oportunidade de estarmos em alguns momentos celebrativos em comunhão com nossos irmãos agentes da Pastoral Familiar, que também estavam se reunindo no CENE, para o encerramento da 3ª Etapa de Formação do INAPAF.
Dom Neri ressaltou a importância de perseverarmos na construção do Reino, à exemplo de Jesus de Nazaré, dando esse rosto bonito das CEBs à Igreja.
Com a certeza de que caminhamos abençoados pela Santíssima Trindade, a melhor Comunidade, e sob a proteção de Nossa Senhora do Araguaia, aguardamos esperançosos os bons frutos advindos dessa nossa caminhada.
Amém! Axé! Awire! Aleluia!

Rinaldo Cardoso Meira
Sec. Reg. Das CEBs