26/10/2016 9ª Assembleia Regional das CEBs Estiveram reunidos cerca de 60 representantes das Comunidades Eclesiais de Base das Dioceses e Prelazia

9a-assembleia-regional-cebsEntre os dias 21 e 23 do mês de outubro de 2016, no Centro Nova Evangelização (CENE) – Cuiabá, estiveram reunidos cerca de 60 representantes das Comunidades Eclesiais de Base das Dioceses e Prelazia do nosso Regional Oeste 2 da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), juntamente com Dom Neri, Bispo Referencial das CEBs, ocasião em que se realizou a 9ª Assembleia Regional das CEBs, assessorada pelos nossos irmãos de caminhada Maria Rossi (Cuiabá) e Roberto Rossi (Centro Burnier de Fé e Justiça). Esta assembleia além do caráter deliberativo, também tem um viés formativo, abordando a temática: O cuidado com a Casa comum e a espiritualidade das CEBs, com alusão a Encíclica do Papa Francisco “Laudato Si”, com a assessoria feita pelos nossos irmãos da caminhada Inácio (Centro Burnier de Fé e Justiça), fazendo uma análise sociopolítica-ambiental do nosso Estado de Mato Grosso, com o Roberto Rossi apresentando chaves de leitura para melhor aprofundarmos o entendimento sobre a Laudato Si e com a Marilza Schuína (CNLB) abordando a reconciliação e a espiritualidade das CEBs, que ao longo de sua caminhada tem buscado unir fé e vida, onde as pessoas e o meio ambiente se interam. É o próprio Papa Francisco que disse: “o mundo é algo mais do que um problema a resolver; é um mistério que contemplamos na alegria e no louvor”.
O Pe Jair, Secretário Regional da CNBB O2, acolheu a todos e todas e destacou a importância dos trabalhos de reflexão nas bases de nossa Igreja do Mato Grosso que são desenvolvidos por nossas comunidades. Devemos primar pela Palavra de Deus, pela leitura e estudo dos documentos de nossa Igreja, para desenvolvermos cada vez mais qualificados os nossos trabalhos.
Durante toda a assembleia foram realizados momentos celebrativos focando a importância de termos uma relação de cuidado, compromisso e reconciliação com a nossa Casa comum, pois, em meio a grandes problemas ambientais no mundo: poluição, desmatamento, extinção de espécies e da biodiversidade, envenenamento das águas, degradação do solo, cultura consumista, vimos que há a necessidade de mudar estilos de vida, produção e consumo, bem como, darmos sentimento humanitário e ecológico às decisões políticas.
Como resultado dos trabalhos realizados em grupos os participantes suscitaram sinais de esperanças, aos quais, apontaram: projetos de agricultura familiar sem agrotóxico, organização de cooperativas e associações, vários países preocupados com essas questões ambientais, fundo solidário de projetos rotativos – Cáritas Diocesanas, Centros de Comercialização, Economia Solidária, Bancos Comunitários, Movimentos de atingidos por barragens, Denúncias feitas contra grandes projetos de exploração, fórum de discussões sobre malefícios do uso indiscriminado de agrotóxicos, iniciativas de coleta seletiva de lixo, criação de meios de comunicação de boas notícias.
Já num caráter avaliativo, Cleuza (SINOP) relatou a prestação de contas das atividades realizadas pela Ampliada, acentuando que o apoio financeiro disponibilizado pela Adveniat tem colaborado muito para a participação dos membros de nossas CEBs nessas atividades. O Junior conduziu a aprovação do calendário de atividades regionais das CEBs para o ano de 2017, que será encaminhado para nossa Secretaria Regional da CNBB.
Dom Neri ressaltou a importância da caminhada das CEBs em nosso Regional Oeste 2, acentuando que viu uma assembleia expressiva no número de participantes e na qualidade das discussões e proposições. Enfatizou que tem visto que o preconceito e rejeição estão ficando para trás, mostrando que as CEBs tem se tornado cada vez mais sinal de resistência profética na Igreja e no mundo.
Os representantes de Juína conduziram a Celebração de Envio, convidando-nos a pontuarmos os frutos percebidos nesta assembleia, com perspectiva de melhorarmos ainda mais nossas missões junto as nossas Comunidades Eclesiais de Base.

RINALDO CARDOSO MEIRA
Secretário Regional das CEBs