13/10/2019 Pastoral Carcerária realiza Encontro Regional

No último fim de semana (12 e 13/10), a Pastoral Carcerária realizou Encontro Estadual, com a participação de todas as Dioceses do Regional Oeste 2 e a assessoria da Irmã Petra Silvia Pfaller, coordenadora nacional. A religiosa aprimorou a formação e ofereceu um cenário atual do Sistema Prisional Brasileiro, com novas experiências capazes de animar a missão profética dos Agentes da Pastoral. Falou também sobre a estrutura da Pastoral Carcerária, tirou dúvidas, fez esclarecimentos, indicou caminhos e conclamou a todos para a construção do grande objetivo que também é o sonho de Deus para os Seus filhos e filhas: um mundo sem Cárceres.
O principal objetivo do Encontro foi conhecer os anseios de quem está junto aos encarcerados/as e poder descobrir formas de auxiliar nos trabalhos da Pastoral Carcerária nas Dioceses. Pensando nisso, foram feitas dinâmicas em grupo e muita escuta dos Agentes Missionários junto aos Cárceres.
Para Ana Claudia Pereira, Coordenadora Regional, o objetivo foi alcançado, pois questões concretas foram apresentadas de modo a sinalizar bem as demandas e prioridades de ações junto aos vários atores, sejam eles encarcerados/as, agentes de pastoral, profissionais do sistema, autoridades, familiares, comunidade católica e sociedade em geral. As informações colhidas e partilhadas subsidiarão o Planejamento da Pastoral Carcerária Regional de 2020 a 2023. 
A data providencial de 12 e 13 de outubro inspirou momentos fortes de Espiritualidade durante o Encontro. Além das Celebrações Eucarísticas nos dois dias, houve momentos de reflexão acerca do valor de uma Vida Espiritual intensa e permanente, e tudo aconteceu no espírito do Mês Missionário e em comunhão com o Sínodo para a Amazônia que está acontecendo em Roma, com a presença também dos nossos bispos do Regional. 
No sábado houve uma belíssima cerimônia de Consagração da Pastoral Carcerária Estadual a Nossa Senhora Aparecida, presidida pelo padre Reinaldo Braga Júnior (Secretário Executivo da CNBB Regional). No domingo bem cedo, os participantes tiveram a oportunidade de assistir à transmissão ao vivo da Canonização de Irmã Dulce dos Pobres, santa adotada oficialmente como patrona da Pastoral Carcerária no Mato Grosso.