08/09/2016 XXXª Assembléia Regional de Pastoral

Aconteceu nos dias 26, 27 e 28 de agosto de 2016, a Assembléia Regional de Pastoral, realizada no CENE (Centro Nova Evangelização) em Cuiabá, estiveram reunidos todos os bispos do Regional Oeste 2 (RO2), todas as dioceses e prelazia estavam representadas por, além de seus bispos, leigos, padres, religiosas e seminaristas.
A Assembléia iniciou-se com a celebração da Missa, onde Dom Neri recordou as diversas realidades enfrentadas pela Igreja no Mato Grosso. Logo após, feita a organização da pauta, Pe. Jair Fante, secretário do RO2 recordou as palavras de Dom Neri na homilia. Foram apresentadas as dioceses e o assessor Monsenhor Antônio Luiz Catelan Ferreira, que explanou com todos os participantes o estudo do documento 105 da CNBB – Cristãos Leigos e Leigas na Igreja e na Sociedade. Monsenhor fez uma abordagem do texto a partir das palavras chave.
O documento segue o método ver, julgar e agir, explícito no n° 12, que apresenta o método disposto nos três capítulos: o primeiro, sobre a consciência histórica do laicato (ver); a perspectiva eclesiológica, onde o leigo atua, segundo o CV II (julgar) e a ação sócio transformadora no mundo (agir). Destaque para a uma dimensão que aparece poucas vezes no texto: a do discípulo missionário, mas quando aparece este conceito resgata-se Aparecida, sobressaindo-se a eclesiologia do CV II.
Foi apresentado também o Plano municipal de saneamento básico, com Profª Josita e Eliana. Logo após teve início a partilha da realidade local no grupo, por dioceses. Feita a partilha das respostas cada representante de diocese e prelazia expôs as respostas previamente respondidas com os apontamentos realizados nos grupos.
Na noite do sábado ainda foi realizada a celebração da porta santa, em seguida houve uma confraternização entre os participantes da Assembléia.
No domingo iniciou com a Celebração Eucarística em seguida teve a partilha de como foi a realização da Missão jovem na Prelazia, apresentação do novo site do Regional Oeste II, Padre Reinaldo Braga Junior comentou sobre os 40 anos do martírio do Pe. João Bosco Burnier, Irma Ada falou sobre os 40 anos do martírio de Pe. Rodolfo a equipa do XV Congresso Pastoral Familiar em 2017 apresentou a logomarca, tema e equipes de trabalho que estará colaborando para a realização do evento.
Por fim a avaliação da 30ª Assembleia Regional de Pastoral que teve como pontos positivos a boa explanação do doc. 105 – Cristãos Leigos e Leigas na Igreja e na Sociedade, uma Assembléia muito ativa, ambiente fraterno e pedagógico e a metodologia utilizada foi positiva e os prazos foram cumpridos. E pontos negativos Dom Neri lembrou que faltou a presença indígena na assembléia e no conselho. A maioria dos presentes aprovou a presença nas próximas ocasiões.

assembleia