07/02/2017 2ª Jornada Litúrgica e 28ª Assembleia da Associação dos Liturgistas do Brasil (Asli) Regional Oeste 2 esteve presente no evento.

O secretário executivo da CNBB – RO2 -, Pe. Jair Fante, participou da 28ªAssembleia da Asli (Associação dos Liturgistas do Brasil), em Florianópolis, SC, nos dias 30/01 a 03/02. No mesmo evento aconteceu também a segunda jornada litúrgica. O tema escolhido para este ano foi os 50 anos da Conferência de Medellín e suas influências na liturgia da Igreja. Segundo o orientador e conferencista Pe. Edelcio Ottaviani, esta conferência foi marcante na teologia e pastoral da Igreja assim como sua influência na Liturgia, que permanece até hoje. Fez um importante paralelo entre “Sinais dos tempos” e acontecimentos históricos, tendo como viés, a questão litúrgica. Referiu-se ao Concílio Vaticano II como um grande acontecimento eclesial e de escala mundial. Medellín foi a tentativa imediata de aplicação da teologia do referido Concílio.
No Brasil, um personagem se destacou na efetivação pastoral de Medellín, Dom Hélder Câmara. O Cardeal Suenens, ao referir-se a Dom Hélder, assim se expressa: “O nome de D. Helder Câmara evoca para mim muitas lembranças. Desde os primeiros dias do Concílio, nossa amizade nasceu. Ele teve um papel considerável em coulisse, apesar de jamais ter usado a palavra na aula conciliar. Com aquele que era então o secretário do episcopado francês Etchegaray, ele animou um regular encontro entre mais de vinte bispos europeus e sul-americanos. Isto nos valeu, mais de uma vez, votos maciços em favor de nossas teses…
Os reflexos de Medellín, principalmente, no aspecto eclesiológico, assim como pastoral e litúrgico, foram significativos, especialmente no Brasil.
O encontro da Asli foi importante pois reforça a união dos liturgistas do Brasil nas questões que envolvem a liturgia em nossas dioceses e faculdades de teologia.
Que o nosso Regional Oeste 2 esteja cada vez mais próximo e atento às orientações da Igreja do Brasil, através destes especialistas na área litúrgica.
O próximo encontro da Asli acontecerá no Rio de Janeiro em fevereiro de 2018.

PASCOM RO2