12/02/2016 1º Curso Fé & Política social no Estado de Mato Grosso

1fepEm audiência na sala Paulo VI, no Vaticano, o Papa Francisco afirmou: “envolver-se na política é uma obrigação para um cristão. Nós, cristãos, não podemos nos fazer de Pilatos e lavar as mãos. Não podemos! Devemos nos envolver na política porque a política é uma das formas mais elevadas da caridade, porque ela procura o bem comum”. Ora, se assim nos motiva o Papa, o curso servirá de incentivo aos postulantes a cargos eletivos e/ou aos defensores de uma sociedade menos desigual.

Portanto, na perspectiva de orientar cristãos leigos, para a missão-ação política e social, para a Missionariedade, proporcionando-lhes a aquisição de competências e habilidades para agirem no complexo campo da política, trabalhando para a construção de uma sociedade mais justa e solidária, à luz do Ensino Social da Igreja e das Diretrizes da Ação Evangelizadora da Igreja no Brasil, foi implantando o 1º Curso Fé & Política social no Estado de Mato Grosso, sendo que as primeiras aulas ocorreram nos dias 19, 20 e 21 de fevereiro, no Centro Nova Evangelização (CENE).

Para participarem do curso foram enviados convites para todas as Dioceses do Regional Oeste 2, porém, contamos com a presença de 23 representantes da Diocese de Cáceres, 5 representantes de Primavera/Paranatinga, 5 representantes da Arquidiocese de Cuiabá, 3 representantes da Diocese de Diamantino, 1 representante da Diocese de Rondonópolis/Guiratinga e 2 duas pessoas por iniciativa própria que dispuseram a participar, integralmente, de todo o primeiro módulo do curso. Este curso é divido em 6 módulos com início em fevereiro e término em novembro.

 

Neste primeiro módulo foram ministradas as seguintes aulas: Caminhos da Igreja: origem e atualidade, com o Pe. José Ernanne, Assessor político da CNBB/Brasília; Relação Fé e Política: na Bíblia, na Patrística, no Concílio Vaticano II, com o Frei Isidoro Mazzarolo, professor da PUC/Rio; Espiritualidade e mística político-social, com Dom Nei José, Bispo de Juína e Presidente do Regional Oeste 2 e Doutrina Social da Igreja: raízes, teologia e princípios básicos, com o professor da Faculdade Católica de Mato Grosso (SEDC) e vigário da Paróquia Nossa Senhora do Rosário/São Benedito-Cuiabá. A formatação do curso segue a metodologia de unir a teoria à prática com implantação de projeto social nas comunidades dos cursistas.

1fep (1)   O curso teve um ótimo aproveitamento, pois, foi notória a participação de todos, o despendimento e a vontade de aprender fluíram nos diversos momentos, haja vista a satisfação em terem tido a oportunidade de estarem ali sendo alimentados pelo saber de fontes com domínio pleno de conteúdo.