12/06/2015 XXVI Assembleia Regional de Pastoral

ass2012“DISCÍPULOS E SERVIDORES DA PALAVRA DE DEUS NA MISSÃO DA IGREJA”
Realizou-se nos dias 24, 25 e 26 de agosto de 2012 a XXVI Assembléia Regional de Pastoral, estiveram presentes 66 participantes sendo eles os Bispos, Presbíteros, Religiosos e Leigos da  Arquidiocese de Cuiabá, Dioceses de Barra do Garças, Diamantino, Guiratinga, Juína, Rondonópolis, São Luiz de Cáceres, Sinop, Prelazias de São Félix e Paranatinga.
Esta Assembléia foi presidida por Dom Vital Chitolina e secretariada por Pe. Antenor Petini; aconteceram momentos de oração e reflexão da Palavra de Deus por meio da Liturgia das Horas e Santa Missa, para assim estarmos iluminados a conduzir os trabalhos da Igreja no Regional; também houve momentos de avaliação da caminhada; de estudo e reflexão do Documento 97 “Discípulos e Servidores da Palavra de Deus na Missão da Igreja”; e momentos de planejamento para o próximo ano; além de muita alegria com músicas evangelizadoras e culturais.
O planejamento aprovado foi embasado nas “Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora no Brasil 2011/2015”, contemplando as cinco urgências: Missionariedade – Igreja: em estado permanente de missão; Catequese – Igreja casa da iniciação à vida cristã; Animação bíblica – Igreja: lugar de animação bíblica da vida e da pastoral; Comunhão e participação – Igreja: comunidade de comunidades; e Vida em abundância – Igreja a serviço da vida para todos.
Dom Vital ressaltou a importância e beleza dos trabalhos de pastorais em nosso Regional, uma vez que estes são uma continuidade da caminhada e hoje temos filhos desta terra sendo lideranças nas pastorais e ministérios, principalmente presbíteros, e neste aspecto o Studium Eclesiástico Dom Aquino Correa (SEDAC) está cumprindo sua missão; enfatizou a importância em estudar e refletir os documentos da Igreja; recordou o Jubileu de Ouro do Concílio Vaticano II, a vida e falecimento de Dom José Foralosso e Pe. Miguel Paziqui, ressaltando a eterna gratidão de nosso Regional a esses dois missionários e discípulos; recordou, também, a passagem da Cruz Peregrina e o Ícone de Nossa Senhora, o quanto foi importante para a fé do povo mato-grossense e será importante para a Campanha da Fraternidade (CF) 2013 “Fraternidade e Juventude”. 
No encerramento da Assembléia todos demonstraram estar revigorados a dar continuidade aos trabalhos pastorais em suas Dioceses.

 

 

Jane Ramos Varjão
Secretária do COMIRE
Regional Oeste 2