29/03/2017 Reunião da Coord. da Pastoral Juvenil com os referenciais diocesanos No encontro foi apresentado o novo bispo referencial

No dia 24 de Março reuniu-se no CENE, em Cuiabá MT, os Referenciais Diocesano do Setor Juventude, juntamente com o Pe. Wender Assessor Regional da Pastoral Juvenil e Dom Juventino o Bispo Referencial do Mato Grosso para os trabalhos de Evangelização para a Juventude, se fez presente neste momento o Pe. Jair Fante (Secretário Executivo Regional da CNBB).
O Encontro contou com as seguintes presenças: Pe. José Augusto (referencial de Juína), Sem. Marcos Antônio (referencial de São Félix do Araguaia), Ir. Denise (referencial de Barra do Garças), Pe. Angêlo e Ir. Angela (referenciais de Primavera do Leste e Paranatinga), Pe. Jhonatan (referencial de Rondonópilis-Guiratinga), Susany (referencial de Cuiabá).
O encontro começou com uma pequena acolhida e depois uma oração conduzida pelo Pe. Wender, logo após foi apresentando o novo Bispo referencial da Pastoral Juvenil, Dom Juventino Bipo da Diocese de Rondonópolis-Guiratinga, que por sua vez deixou suas primeiras palavras ao grupo dos referenciais diocesano.
Após a apresentação, os referenciais fizeram uma partilha sobre os seus trabalhos em suas dioceses, onde eram destacados os avanços e os desafios dos trabalhos para com as juventudes. Foi percebido que as Dioceses em sua maioria têm desenvolvido um bom trabalho com os jovens, porém a muitos desafios que precisam ser superados. Foi gasto um bom tempo encima do material do Sínodo dos Bispos sobre a Juventude, que trás como tema: “Os Jovens, a Fé e o Discernimento Vocacional”, e ao mesmo tempo foi dado uma olhada sobre as perguntas que envolvem o material para ser respondidos e mandado para a Pastoral Juvenil Nacional.
Foi partilhando sobre a Semana Missionária, onde o Regional estará levando mais de 90 jovens, saindo assim no dia 21 de julho e retornando dia 30. O Regional Oeste II vai ter suas missões na Diocese de Lorena SP, onde os missionários serão divididos em 7 comunidades e hospedados em casa de famílias. Encerrando todos estes trabalhos no dia 29 em Aparecida com as devidas programações. Trouxemos presente, o surgimento dos grupos paroquiais e ressaltamos a importância deles para a vida da Paróquia, mas também é necessário um trabalho de estrutura de acompanhamento para as lideranças que trabalham com estes jovens.
Pela primeira vez foi falado de um Plano Regional para Evangelização da Juventude, este plano irá nortear os trabalhos com as juventudes durante 4 anos, é uma forma do Regional Juvenil caminhar em comunhão, em uma única direção, embora cada expressão juvenil tenha o seu jeito próprio de ser. E para a criação deste Plano teríamos como referencia o Plano Regional de Pastoral. Depois de uma partilha, resolvemos ter como objetivo principal as missões, por isso que o nome do plano será “Juventude em Missão” e o lema “Os Jovens, a Fé e o Discernimento Vocacional”, que por sua vez é o tema do Sínodo dos Bispos.
Foi um encontro muito abençoado, com a participação direta de Dom Juventino, que acrescentou e amadureceu nossos diálogos. Que Deus abençoe cada referencial pelo seu sim a juventude.
Parabéns referenciais, por todos trabalhos desenvolvidos com carinho e amor pelas juventudes em sua Diocese.

Pe. Wender Souza dos Santos

 Assessor Regional da Pastoral Juvenil