21/07/2017 Projeto Rota 300 encerra semana missionária com programação especial domingo em Aparecida (SP)

Aparecida (SP) vai receber neste domingo (29) mais de 2 mil jovens que estão participando da Semana Missionária para o encerramento do Projeto Rota 300 – iniciativa da Comissão Episcopal Pastoral para a Juventude da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), que visa celebrar os 300 anos do encontro da imagem de Nossa Senhora Aparecida, no Rio Paraíba do Sul, no interior de São Paulo.
“O Rota 300 teve início no final de 2014, tendo como eixos missão, capacitação e estrutura de acompanhamento, guiados pela espiritualidade Mariana”, explica o assessor da Comissão da Juventude da CNBB, padre Antonio Ramos Prado.
No domingo, os jovens que missionaram nas 11 Igrejas Particulares: 9 dioceses e 2 arquidioceses, de três estados brasileiros vão participar de uma programação especial que começa com a acolhida da imagem peregrina de Nossa Senhora Aparecida e a réplica da Cruz da Jornada Mundial da Juventude que chegam de barco, vindos da cidade de Pindamonhangaba (SP).
Os jovens acolherão a imagem e a cruz e levarão em caminhada até o palco aonde vai acontecer a celebração de abertura do evento presidida pelo bispo de Imperatriz (MA) e presidente da Comissão Episcopal Pastoral para a Juventude, dom Vilsom Basso.
“Queremos que a semana desperte no coração da juventude, que ela confirme uma a caminhada missionaria que venha de Jesus de pregar o Evangelho, que vem do papa Francisco que quer uma Igreja em estado permanente de missão e nós sabemos que a juventude é o presente e o futuro da Igreja”, conclui dom Vilson.
A semana missionária celebra ainda os 10 anos do Documento de Aparecida e do Documento 85 – Evangelização para a Juventude.
“Somos uma igreja jovem em saída – assim jovens de várias dioceses do Brasil estarão reunidos e unidos em torno do Rio Paraíba realizando a missão, ressalta padre Antonio Ramos Prado”.


No final do dia, será celebrada a Missa de envio da juventude e da imagem peregrina de Nossa Senhora Aparecida que irá percorrer os setores diocesanos de juventude – em preparação do Sínodo dos Jovens, que será realizado em outubro de 2018. O projeto Rota 300 será encerrado com um show de cantores da Canção Nova.