08/03/2017 Os Desafios de ser Mulher hoje Com o nosso jeito de ser mulher conquistamos nossos espaços, ganhamos respeito e isso nos leva a sonhar mais

Os desafios de ser mulher, hoje, no mundo em que vivemos, são muitos. Mas um que me inquieta é ser mulher numa sociedade capitalista, consumista, patriarcal, machista e egoísta. Quando falamos de uma sociedade patriarcal e machista nem precisamos enumerar os exemplos.
Basta lembrar o golpe que cassou o mandato da presidente Dilma Rousseff, eleita democraticamente pelo povo. Resultou disso, entre outras coisas, um governo masculino, corrupto, excludente e branco. A meu ver, as desigualdades socioeconômicas e políticas em que vivemos destroem a vida em todos os sentidos. E, nós mulheres, que somos geradoras de vida não podemos permitir de maneira alguma que a vida seja destruída. Penso que, nós mulheres, precisamos nos empoderar e conhecer os nossos direitos de ser mulher, geradoras da vida, cuidadoras da vida.
Com o nosso jeito de ser mulher conquistamos nossos espaços, ganhamos respeito e isso nos leva a sonhar mais. Hoje, nós mulheres, estamos presentes em tudo, e a cada dia essa presença se multiplica em cada sonho.
Contudo, precisamos ser mais ousadas e ocupar espaços políticos de poder e de decisão. Uma presença mais ousada no mundo da política, acredito, o nosso pais não estaria na situação em que se encontra hoje. Porque, nós mulheres, temos sensibilidade, delicadeza, amor, cuidado e harmonia.
Como diz o Papa Francisco: somos, nós mulheres, que damos harmonia ao mundo. Em outras palavras, é a mulher que ensina a amar, a valorizar a vida, e com ternura faz com que esse mundo se torne mais humano.
08 de março dia internacional da Mulher!
É bom lembrar que essa data é uma conquista de mulheres guerreiras que deram suas vidas pelo direito a liberdade.
Então companheiras a luta continua, sejamos ousadas e corajosas na luta pelos nossos direitos de ser Mulher… Que o Senhor nos conceda a audácia de Débora e a valentia de Ester e Judite.

Maria da S. Costa Rossi
Mulher, esposa, mãe, avó, professora e animadora das Comunidades Eclesiais de Base