CEBI

O que é

O Centro de Estudos Bíblicos (CEBI) é um serviço da Palavra junto às pessoas das Comunidades Cristãs, para capacitá-las a ler, ouvir e interpretar comunitariamente a Palavra de Deus, ligando fé e vida. Desde a sua origem o CEBI é ecumênico, na sua prática e espiritualidade e na organização. O CEBI – MT (Mato Grosso) está ligado ao CEBI Nacional, com sede e fórum em São Leopoldo, RS e ao Regional Centro Oeste (GO, TO, MS, MT, RO).

Objetivo Geral

Promover uma formação bíblica através da leitura e interpretação popular e orante da Bíblia e suas relações com a vida e promover a vida e suas relações com a Bíblia; ler e interpretar a Bíblia a partir da fidelidade ao povo sofrido e a Deus que nos liberta; desenvolver a leitura popular e orante da Bíblia para fortalecer a mística dos que lutam para a transformação social e uma espiritualidade integradora das diversas dimensões da vida.

Ações Práticas

  • Curso de Capacitação de Assessores (Monitores) Bíblicos (CCAB):

Objetivos: Capacitar lideranças e agentes de pastoral bíblica na metodologia e pedagogia da leitura e interpretação popular e orante da Bíblia, para assessorar e animar Escolas Bíblicas e Círculos Bíblicos e temas de formação específica. (Pode ser realizado ao nível de Regional ou de Diocese ou várias Dioceses. Acontece em 12 Etapas ao longo de dois ou três anos).

  • Escola Bíblica de Base:

Objetivos: Proporcionar conhecimento da Bíblia e do Povo da Bíblia através da leitura e interpretação popular e orante dos textos; estudo e vivência da Palavra para fortalecimento da fé, na mística e espiritualidade de luta pela vida. (Pode ser organizada ao nível de Paróquia ou de Comunidade, ou até com várias paróquias).

  • Curso de Bíblia por Correspondência (CBC):

Objetivo: Oportunizar um curso à distância para pessoas que já tem certo conhecimento bíblico, mas querem maior aprofundamento e não tem como participar de outros cursos. [Contém 13 Módulos (M) e 18 Fascículos (F), com acompanhamento de um assessor].

  • Assessorias temáticas como:

Bíblia e Ecologia; Bíblia e Economia Solidária; Bíblia e recuperação de dependentes químicos; Bíblia e minorias excluídas; Bíblia e inserção na Comunidade; Bíblia e relações de gênero; A mulher na Bíblia; A família na Bíblia; Bíblia e Juventude…