04/05/2017 Lançada a revista anual sobre atividades das Comissões e Organismos nos regionais da CNBB “CNBB em ação” com as principais atividades da entidade durante o ano de 2016

Os bispos reunidos na 55ª. Assembleia Geral receberam nesta quinta-feira, 4 de maio, a revista “CNBB em ação” com as principais atividades da entidade durante o ano de 2016. Dom Leonardo Steiner, no texto de apresentação dos trabalhos, explica como funciona a Conferência: “Toda a sua dinâmica e organização está a serviço da evangelização: os Regionais, as Comissões, a Secretaria Geral. Tudo e todos, ‘a partir de Jesus Cristo na força do Espírito Santo’, rumo à plenitude da vida, o Reino definitivo”.
Dom Leonardo lembra que as atividades apresentadas na “CNBB em ação” e distribuída para todos os bispos em Aparecida (SP) “dão testemunho do serviço que prestam (as Comissões Episcopais Pastorais) para dinamizar e fortificar a evangelização em nosso país”. E pede: “Ao apresentarmos as atividades, elevamos a Deus a ação de graças pelo bem que foi realizado e pela misericórdia que foi semeada”.

Comissões para os Ministérios Ordenados e Comissão para o Laicato
As 12 comissões, a comissão especial da Amazônia e os organismos do Povo de Deus apresentam seus destaques em 74 páginas. Os trabalhos realizados nos 18 regionais da CNBB distribuídos pelo Brasil. Entre esses destaques estão: Congresso Internacional da Pastoral Vocacional, realizado em Roma no mês de outubro e no qual estiveram presentes os representantes da coordenação nacional da Pastoral Vocacional. Esta atividade foi apresentada pela Comissão Episcopal Pastoral para os Ministérios Ordenados e a Vida Consagrada; entre os trabalhos da Comissão Episcopal Pastoral para o Laicato está a Cartilha para as eleições municipais do ano passado.

Comissão para Ação Missionária e Comissão para animação Bíblico-catequética
Uma ação da Comissão Episcopal Pastoral para a Ação Missionária e Cooperação Intereclesial destacada na revista é o 7º. Encontro Nacional da Missão Continental, realizado em Brasília em junho de 2016. Da Comissão Episcopal Pastoral para a Animação Bíblico-catequética está uma nota sobre o II Nordestão de Catequese, encontro realizado em Fortaleza no começo do mês de outubro: “A alegria estampada no rosto dos catequistas mostrou a comunhão dos mesmos na caminhada por uma catequese de iniciação à vida cristã com inspiração catecumenal”.

Comissão para a Doutrina, Comissão para a Liturgia e Comissão para o Ecumenismo
Entre as atividades da Comissão Episcopal para a Doutrina da Fé está a apresentação do Grupo Interdisciplinar de Peritos que ajuda a Comissão no cumprimento de sua missão e atribuições. Deste grupo de 13 pessoas, fazem parte a Sra. Maria de Lourdes Corrêa Lima, Doutora em Sagrada Escritura, da PUC Rio e o Sr. Evanildo Costeski, Doutor em Filosofia, da Universidade Federal do Ceará.
A Comissão Episcopal Pastoral para a Liturgia apresenta vários trabalhos na revista, entre eles a revisão do Hinário Litúrgico e o Curso Ecumênico de Atualização Litúrgico Musical realizado em janeiro deste ano, em São Paulo. A Comissão Episcopal para o Ecumenismo e o Diálogo Inter-religioso destaca o VII Simpósio de Formação Ecumênica e de Diálogo Inter-religioso e o Encontro Católico-Pentecostal, os dois eventos realizados em São Paulo.

Comissão para a Caridade e Comissão para a Cultura e Educação
No meio das várias atividades destacadas pela Comissão Episcopal Pastoral para para o Serviço da Caridade, da Justiça e da Paz estão: criação da Comissão Especial para o enfrentamento do Tráfico Humano, Lei de Migrações e a campanha “Dê oportunidade” da Pastoral do Menor da CNBB. A Comissão Episcopal Pastoral para a Cultura e a Educação traz, entre outros, o destaque para III Encontro de Professores de Ensino Superior realizado em Tubarão (SC), no mês de outubro; I Salão Nacional do Turismo Religioso realizado em Caeté (MG) e o XVIII Encontro Nacional da Pastoral da Educação realizado em Belo Horizonte (MG) também no mês de outubro.

Comissão para Vida e Família, Comissão para a Juventude e Comissão para a Comunicação
A Comissão Episcopal Pastoral para a Vida e Família apresenta: Curso de Pós-graduação em Pastoral Familiar da PUC Minas, Livreto “Hora da Família” e Semana Nacional da Vida que propôs o tema: “Vida e sociedade”. A Comissão Episcopal Pastoral para a Juventude destaca: Jornada Mundial de Carcóvia, na Polônia e Capacitação para a pastoral juvenil.
A última das 12 comissões ordinárias da CNBB, a Comissão Episcopal Pastoral para a Comunicação destaca um encontro de Pastoral da Comunicação em Naviraaí (MS), O 6º. Mutirão de Comunicação do regional Nordeste 2 e o 5º. Encontro Nacional da Pascom realizado em Aparecida (SP) na metade do mês de julho e contou com a participação de quase mil agentes para refletir sobre “Comunicação e Liturgia”.

Comissão para a Amazônia e Organismos
A Comissão Episcopal Especial para a Amazônia traz na revista: Encontro da Igreja da Amazônia Legal e Seminários “Laudato Sì”. Na última parte da revista encontram-se breves notícias dor organismos do Povo de Deus: Conferência dos Religiosos do Brasil (CRB), Comissão Nacional dos Diáconos (CND), Comissão Nacional dos Presbíteros (CNP), Conselho Nacional dos Leigos e Leigas do Brasil (CNLB) e a Conferência Nacional dos Institutos Seculares (CNIS).