Cadastre seu email e receba
nosso informativo periodico.
| CADASTRAR | Remover
.:: Institucional ::.
Aspectos Históricos e Geográfico de Mato Grosso.
Aspectos Socias em Mato Grosso
Aspectos Religiosos em Mato Grosso
Breve Histórico do Regional Oeste 2 da CNBB
.:: Papa ::.
.:: Dioceses do RO2 ::.
-> Barra do Garças
-> Cuiabá
-> Diamantino
-> Guiratinga
-> Juína
-> Paranatinga
-> Rondonópolis
-> São Luiz de Cáceres
-> São Felix do Araguaia
-> Sinop
.:: Bispos do RO2 ::.
Biografias
* Datas Comemorativas
.:: Boletins RO2 ::.
.:: CNBB RO2 ::.
Assembléia RO2
AEC
Cáritas
Campanhas da Fraternidade
CEBI
CEB´S
CIMI
CNL - RO2
CNP - Presbíteros
COMIRE
CONIC
CONINTER
CPT
CRB
CRP - Conselho Regional de Pastoral
Infância Missionária
Movimento de Cursilho de Cristandade
Obra Kolping
Pastoral Carcerária
Pastoral da AIDS
Pastoral da Catequese
Pastoral da Comunicação
Pastoral da Criança
Pastoral da Juventude
Pastoral da Pessoa Idosa
Pastoral da Sobriedade
Pastoral do Dízimo
Pastoral do Ecumenismo
Pastoral do Menor
Pastoral do Migrante
Pastoral Familiar
Pastoral Litúrgica
Pastorais Sociais
Renovação Carismática Católica - MT
SAV - Serviço de Animação Vocacional
Secretários(as)
SEDAC
 
Desenvolvimento e Hospedagem
 
  » PASTORAL SOBRIEDADE
   
  02/11/2009 - 17:02 - Doze passos para sobriedade, um programa de Vida Nova

Programa de vida nova Sobriedade e paz, só por hoje. E só por hoje Graças a Deus, Sobriedade e Paz. Estamos aqui para apresentar o programa de vida nova que norteia a pastoral da sobriedade, e foi se consolidando nas paróquias, ajudando a resgatar vidas através de uma proposta, não somente de abstinência mas de mudança de vida, de conversão.
Nós sabemos que cada dependente de nossa comunidade é um filho da Igreja e sendo nosso filho, não podemos deixá-lo de lado. Temos que fazer algo de concreto aqui e agora.
A pastoral da sobriedade só dá certo se primeiro eu viver o programa dos doze passos. O Senhor vai nos ajudando, e vamos admitindo que precisamos melhorar sempre algo em nossa vida. O programa de vida nova, norteia as famílias que não tiveram o encontro pessoal com Jesus, e a Igreja vai apresentando esta proposta, do evangelho de Jesus para que as pessoas encontrem o caminho da vida, o caminho da libertação.
'Nada muda, se eu não mudar”, então precisamos para entender o flagelo da dependência química, é necessário mudar nossa atitudes. Eu preciso mudar primeiro, não adianta os pais ficar acusando o filho, se eles não mudarem.
Muda o seu jeito de ser, e primeiramente o seu jeito de pensar, quem está no mundo da droga, está sempre pensando em se drogar novamente, se centrarmos nossa vida em Jesus, tudo muda na nossa casa. A mudança precisa começar por mim.
O programa não é somente para o dependente, mas para toda família. O programa não quer trabalhar somente com o dependente, mas com a família (codependentes). Pois quando os filhos usam drogas, toda a família está desestruturada. É muito mais difícil, ter um filho drogado numa família que frequenta a Igreja, pois esta é uma família cristã, que não se deixa levar pelas coisas do mundo e os casos de drogas normalmente existem em famílias desestruturadas, que não estão engajadas na comunidade.
Primeiro passo: admitir. Admitir que precisamos de ajuda, da ajuda da igreja e dos irmãos. Admitir que eu tenho vícios e sozinho não consigo me libertar. O programa propõe um caminho, onde eu quero me transformar, é preciso admitir que preciso mudar.
Segundo passo:
confiar. Nós vemos famílias que não conseguem sair dos vícios, pois confiam apenas em suas forças, mas é em Jesus que devemos colocar nossa confiança. Precisamos clamar para que nossa família encontre a alegria por causa da dependência química perdeu-a. O problema é que nossos jovens ficam um tempo na comunidade e quando se recuperam, acham que podem caminhar sozinhos e esquecem do programa, e cai novamente. A pastoral da sobriedade, diz que o milagre se dá na perseverança, para não recair, pois recair significa sofrimento. Quem admite, confia em Jesus Cristo que pode nos curar.
Terceiro passo:
Entregar. Me entregar a Jesus libertar, que restaura a minha vida, até então estava entregue a outras mãos. Quem admite, confia e se entrega. A solução está na família que começará a se converter. Todo dependente enquanto não disser basta, não tem solução, não tem tratamento que dará certo. Muitos quererão experimentar as coisas do mundo, mas nós da pastoral levamos a prevenção, para que os jovens não caiam na dependência do mundo, mas mantê-los nos caminhos de Jesus. Quem sabe lidar com a vida, não entrará nas drogas, quem está com Jesus não necessita experimentá-las.
Quarto passo: arrepender. Arrependido, voltar para a casa do Pai, para a benção, pois é o Pai que me acolhe incondicionalmente. A pastoral tem essa missão de acolher a todos incondicionalmente, a todos que nos procuram, ir ao encontro das famílias que sofrem e levar a esperança e propor o programa de vida, mas sabendo que é Jesus que vai curar e libertar.
Quinto passo: Confessar. Quem está arrependido, confessa. Confessa os seus pecados. O dependente depois de ter o encontro com Jesus, ele conta o dia em que ele voltou para a casa do Pai. Quem se arrepende, se confessa irá renascer.
Sexto passo: Renascer. Renascer do Espírito, e o homem se torna uma criatura nova, e se torna realmente seguidor de Jesus. Renasce na sobriedade. A pastoral tem a proposta de fazer com que a pessoas se tenha uma vida nova, que não fique apenas na abstinência, mas que renasça, tenha um vida nova. Se eu renasço eu pago os meus erros, então preciso reparar.
Sétimo passo: Reparar. Reparar os meus erros, devolver para mãe e para o pai alegria que ele roubou, pois quando há um dependente toda a família fica doente e é necessário reparar. Temos que reparar a pena, os males que eu causei.
Oitavo passo:
Professar a fé. O dependente químico em sobriedade dá seu depoimento, é necessário professar a fé, o que Jesus está fazendo na sua vida.

Nono passo: Orar e vigiar. É preciso orar e vigiar todos os dias, e orar em família. Se você ama seus filhos, você precisa conduzi-los a vida eterna, através da oração, dar a benção antes de eles irem para escolha, e não somente a benção de palavras, mas a benção afetiva, abraçar os filhos, pois assim se conhece os cheiros, pois quando seu filho usar a drogas, perceberá o cheiro diferente. Se você não abraça o s seus filhos todos os dias, as drogas irão abraçar. É necessário essa afetividade, ente pais e mãe, mãe e filhos.
Décimo passo:
Servir a igreja só serve para servir, servir ao modo de Maria. Se a Igreja não servir, e para a realidade de dependentes, senão servimos, não servimos para nada. Precisamos olhar o dependente com o olhar de Jesus cristo, fazer dos excluídos nossos preferidos.
Décimo primeiro passo: Celebrar.
Celebrar todos os dias a eucaristia para que sejamos alimentados e também alimentados com a Palavra de Deus, não somente eu, mas toda a família. Para um dependente, ele celebra o dia da sobriedade a cada dia. Celebrar não somente com palavras, mas com a vida.
Décimo segundo passo:
Festejar, festejar que é possível crer e acreditar em Jesus, eu preciso fazer da minha vida uma festa. Eu não preciso de drogas para celebrar e festejar, eu preciso acreditar e professar o nome de Jesus.
É isto que a pastoral apresenta como proposta de vida, quer que as igrejas aceitem como proposta de libertação. De Anunciar o Evangelho que já é uma proposta de vida plena que transformará nossa comunidade.

Inserida por: Administrador - fonte:  cancaonova.com
voltar  

 

» PASTORAL SOBRIEDADE
 

-

Inserida por: fonte:  
Formação de novos agentes da Pastoral da Sobriedade.
Encontraram-se no CENE-Cuiabá, 40 Agentes da Pastoral da Sobriedade das Dioceses de: Rondonópolis, Diamantino, Sinop, Cáceres, Barra do Garças, Ji Paraná, e a Arquidiocese de Cuiabá para o encontro de Formação de Novos Agentes Multiplicadores.
Assembleia Regional da Pastoral da Sobriedade
No último sábado, dia 17 de março, durante todo o dia, no CENE, aconteceu Assembleia Regional da Pastoral da Sobriedade, assessorada pela coordenadora Nacional da Pastoral da Sobriedade, senhora Ana Godoy.
Igreja reprova uso da violência contra dependentes químicos da Cracolândia
Hoje, 10, o Vicariato Episcopal para a Pastoral do Povo da Rua concede entrevista coletiva à imprensa para mostrar os resultados do trabalho da Igreja junto aos dependentes de drogas.
Regimento Pastoral Sobriedade
Relatório do Encontro de novos agentes e formadores da Pastoral da Sobriedade
Objetivo Preparar o Calendário 2010, repassar os assuntos tratados na Assembléia Nacional, Avaliar a caminhada, preparar para o Congresso, unificar e ampliar informações sobre a Pastoral da Sobriedade.
Encontro da Coordenação Nacional da Pastoral da Sobriedade e Coordenadores Regionais
Aos 30 dias do mês de novembro de 2009 deu-se inicio às 12:00h, na Associação Pe. João Ceconello, chácara em Campina Grande do Sul - PR, o Encontro da Coordenação Nacional da Pastoral da Sobriedade e Coordenadores Regionais.
Relatório do Congresso da Pastoral da Sobriedade Nacional
No dia trinta de outubro iniciou-se na Canção Nova – Cachoeira Paulista – São Paulo o Congresso Nacional da Pastoral da Sobriedade onde reuniram agentes, convidados e representantes das Dioceses, Arquidioceses e Regionais do Brasil, nas quais a Pastoral d
Doze passos para sobriedade, um programa de Vida Nova
Programa de vida nova Sobriedade e paz, só por hoje. E só por hoje Graças a Deus, Sobriedade e Paz.
Sobriedade, a virtude prática na vida
Muitos de nós já ouvimos alguém dizer, mesmo em tom de brincadeira, que a sobriedade é uma escolha.
Ata do Encontro Regional da Pastoral da Sobriedade
Cientes de que precisamos compartilhar o que somos, para contribuir no fortalecimento da sociedade em que vivemos, participamos do Curso de Formação da Pastoral da Sobriedade,

Total de Resultados: 12
[1 / 2]
[1][2] [Proximo] [Final]

E-mail:
Senha:
 
.:: Calendário Regional ::.
mais fóruns
Login:
Senha:
Cadastre-se
.:: Cene ::.
Atendimento
Localização
Endereços e Calendário 2013
 
.:: Curiosidades ::.
Cores Litúrgicas
Devoção à Nossa Senhora
Fotos Vaticano
Festas Litúrgicas
Mensagem do dia
Orações
Papas
Natal
Páscoa
Quaresma
Rosário
Santo do Dia
Santos
.:: Nossos Links ::.
-> Arquidiocese de Cuiabá
-> Diocese de Cáceres
-> Diocese de Diamantino
-> Diocese de Sinop
-> Dioc. de Rondonópolis
-> Prelazia São Felix
-> Rádio Nazaré - Juina
-> Irmãs DDP
-> SEDAC
-> CNBB
-> Vaticano
.:: Contato ::.
 
 
     
© Copyright 2003 - Webmaster - Política de Privacidade