Cadastre seu email e receba
nosso informativo periodico.
| CADASTRAR | Remover
.:: Institucional ::.
Aspectos Históricos e Geográfico de Mato Grosso.
Aspectos Socias em Mato Grosso
Aspectos Religiosos em Mato Grosso
Breve Histórico do Regional Oeste 2 da CNBB
.:: Papa ::.
.:: Dioceses do RO2 ::.
-> Barra do Garças
-> Cuiabá
-> Diamantino
-> Guiratinga
-> Juína
-> Paranatinga
-> Rondonópolis
-> São Luiz de Cáceres
-> São Felix do Araguaia
-> Sinop
.:: Bispos do RO2 ::.
Biografias
* Datas Comemorativas
.:: Boletins RO2 ::.
.:: CNBB RO2 ::.
Assembléia RO2
AEC
Cáritas
Campanhas da Fraternidade
CEBI
CEB´S
CIMI
CNL - RO2
CNP - Presbíteros
COMIRE
CONIC
CONINTER
CPT
CRB
CRP - Conselho Regional de Pastoral
Infância Missionária
Movimento de Cursilho de Cristandade
Obra Kolping
Pastoral Carcerária
Pastoral da AIDS
Pastoral da Catequese
Pastoral da Comunicação
Pastoral da Criança
Pastoral da Juventude
Pastoral da Pessoa Idosa
Pastoral da Sobriedade
Pastoral do Dízimo
Pastoral do Ecumenismo
Pastoral do Menor
Pastoral do Migrante
Pastoral Familiar
Pastoral Litúrgica
Pastorais Sociais
Renovação Carismática Católica - MT
SAV - Serviço de Animação Vocacional
Secretários(as)
SEDAC
 
Desenvolvimento e Hospedagem
 
  » SEDAC
   
  17/03/2008 - 09:03 - Padre Diocesano e Religioso padre - Lenildo Santana

Quando se fala em padre faz-se necessário distinguir devidamente padre diocesano e religioso padre. O religioso é aquele adscrito a um Instituto que além de religioso, torna-se também padre.

Este pertence a uma Congregação, portanto, são conhecidos por padres religiosos com os seus respectivos carismas e espiritualidade conforme o fundador (dom Bosco-padres Salesianos; Inácio de Loiola – padres Jesuítas; Tiago Alberione – padres Paulinos; Afonso Maria de Ligório - padres Redentoristas e tantos outros...).

 Já o padre diocesano é aquele que pertence a uma Igreja particular (Diocese) e nela é incardinado para em comunhão com o bispo e o presbitério, pastorear a porção do Povo de Deus que denominamos de Diocese.

Acerca dos religiosos padres, sob certo aspecto eles pertencem ao clero da Diocese. Contudo, não são, pois padres diocesanos, mas por terem parte na cura de almas e no exercício das obras do apostolado, sob a autoridade dos Pastores Sagrados, podem ser tidos Vera quadam ratione pertinere ad clerum diocesanum” (sob certo aspecto pode-se dizer que pertencer ao clero diocesano). Mas, na realidade eles pertencem, em sentido pleno, ao Instituo religiosos ao qual estão adscrito.

Sobre esta questão de padres adscrito em um Instituto ou Congregação o Vaticano II frisa que estes são religiosos padres ou religiosos sacerdotes. Neste aspecto, é interessante evitar a expressão padre religioso, uma vez que todo padre deve ser religioso, mas nem todo religioso precisa ser padre. Como também o padre diocesano deve ser padre religioso, contudo não necessariamente religioso padre.

Outro termo interessante é a terminologia padre secular. Esta expressão pode causar confusão, uma vez que este termo era usado para designar o padre que não vivia no mosteiro ou no convento. Portanto, a expressão padre secular é ambígua. Por quê? Porque cria uma impressão que é padre do século, secular, do mundo, ou seja, acaba tornando-se uma expressão pejorativa, enquanto que o religioso padre, este sim, seria o autêntico padre porque é religioso.

A identidade e a espiritualidade do religioso padre não são as mesmas do padre diocesano, são outras. A identidade e a espiritualidade do religioso padre brotam do Instituto religioso que ele pertence.  Quanto ao padre diocesano, o Sínodo dos bispos, em 1990 quando se refletiu acerca da formação dos sacerdotes, adotou-se a o neologismo ‘diocesaneidade’.

Esse termo é usado quando se fala da incardinação como expressão do vínculo jurídico e espiritual e também esponsal com a comunidade diocesana. São três grandes realidades que sobressaem no ministério e na vida do padre diocesano. O primeiro é a Igreja particular ou Diocese, o segundo é o Bispo diocesano e a terceira é o presbitério. Portanto, são estas três realidades que definem o carisma, a missão e a espiritualidade, a razão de ser do padre diocesano. Tenha uma santa e abençoada semana...

Lenildo Santana

Diocese de Juína

Inserida por: Administrador - fonte:  SEDAC
voltar  

 

» SEDAC
 

-

Inserida por: fonte:  
Retiro dos Acadêmicos do Curso de Teologia do SEDAC
Caríssimos irmãos e irmãs, Nós acadêmicos de Teologia do 1º ao 4º ano tivemos a graça de estar em retiro nos dias 18 a 21 de Abril de 2013.
Bispos de Mato Grosso se congratulam com a Faculdade SEDAC.
Nós, Bispos do Regional Oeste 2 da CNBB, estado de Mato Grosso, reunidos em Aparecida-SP por ocasião da 50ª Assembleia Geral dos Bispos do Brasil,vimos, por meio desta, congratular-nos com a direção da Faculdade SEDAC e toda a comunidade acadêmica.
SEDAC é credenciado pelo MEC
No dia 5 de abril de 2012 o Ministro da Educação Aloízio Mercadante Oliva assinou a portaria de credenciamento da Faculdade SEDAC.
Retiro dos Teólogos da Faculdade Sedac
Nos dias 02 a 05 de Fevereiro aconteceu na CNBBO2 o retiro anual dos Acadêmicos de Teologia da Faculdade Sedac, assessorado pelo Pe.Luis.
Retiro dos Teólogos da Faculdade SEDAC
Orientado pelo Frei Capuchinho Nédio Pértille, que nos ajudou a compreender e a trabalhar com profunda devoção esta oração que Cristo ensinou aos seus discípulos.
II Experiência de Oração para Seminaristas
A Renovação Carismática Católica do Estado de Mato Grosso, obedecendo às moções do Espírito Divino e de comum acordo com alguns seminaristas diocesanos do mesmo estado, está preparando a “II Experiência de Oração Para Seminaristas”
Programação para a posse do novo diretor do Sedac
A Santa Missa será presidida pelo presidente do Regional Oeste 2, Dom Gentil Delazari no auditório do Sedac
Fala do Pe Giovane Pereira de Melo, Bispo nomeado da Diocese de Tocantinópolis – TO aos alunos, professores, servidores e direção do SEDAC
Agradeço a Deus por confiar a mim, com minhas fragilidades e limites, missão tão grande, e com desafios enormes. Agradeço a amizade e acolhida desta comunidade acadêmica: os alunos, professores, formadores e da direção do SEDAC, particularmente do quer
Aula Inaugural do Ano Academico no SEDAC
No dia 02 de Fevereiro de 2009, às 7h, demos início ao ano acadêmico no SEDAC (Studium Eclesiastico Dom Aquino Correia).
Retiro de Estudantes de Teologia 2009
Dos dias 29 de Janeiro a 01 de Fevereiro aconteceu no CENE o retiro dos estudantes de Teologia do Studium Eclesiástico Dom Aquino Corrêa (SEDAC), participado por 35 estudantes e pregado por Dom Antônio Emidio Vilar, Bispo da Diocese de Cáceres – MT.

Total de Resultados: 41
[1 / 5]
[1][2][3][4][5] [Proximo] [Final]

E-mail:
Senha:
 
.:: Calendário Regional ::.
mais fóruns
Login:
Senha:
Cadastre-se
.:: Cene ::.
Atendimento
Localização
Endereços e Calendário 2013
 
.:: Curiosidades ::.
Cores Litúrgicas
Devoção à Nossa Senhora
Fotos Vaticano
Festas Litúrgicas
Mensagem do dia
Orações
Papas
Natal
Páscoa
Quaresma
Rosário
Santo do Dia
Santos
.:: Nossos Links ::.
-> Arquidiocese de Cuiabá
-> Diocese de Cáceres
-> Diocese de Diamantino
-> Diocese de Sinop
-> Dioc. de Rondonópolis
-> Prelazia São Felix
-> Rádio Nazaré - Juina
-> Irmãs DDP
-> SEDAC
-> CNBB
-> Vaticano
.:: Contato ::.
 
 
     
© Copyright 2003 - Webmaster - Política de Privacidade