24/09/2016 I Encontro Nacional de Agências Católicas de Comunicação é realizado em Brasília Grupo se comprometeu a continuar fazendo um caminho conjunto de colaboração na obra evangelizadora

Grupo se comprometeu a continuar fazendo um caminho conjunto de colaboração na obra evangelizadora

agencias-catolicas-site-3A Comissão Episcopal Pastoral para a Comunicação da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) promoveu o I Encontro Nacional de agências católicas, na quinta-feira, 22 de setembro. Participantes do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Espírito Santo, São Paulo, Mato Grosso e Brasília representaram 15 agências cadastradas na Comissão.
O arcebispo de Diamantina e presidente da Comissão para a Comunicação, dom Darci José Nicioli, presidiu celebração inicial do encontro e afirmou que o trabalho de acompanhamento pastoral tem uma história sólida com as mídias tradicionais (rádio, TV, imprensa, cinema) e que atualmente há o avanço do contato com as equipes que fazem uso das novas tecnologias em tempos de internet. “Nos faltava um espaço para a convergência de todas essas mídias, esses meios. A agência de comunicação e publicidade pode ser um início de resposta para encontrar esse espaço”, disse dom Darci.
O bispo auxiliar de Porto Alegre (RS), dom Leomar Brustolin, proferiu uma conferência sobre “Evangelização e Agências de Comunicação”. Os participantes tiveram tempo para apresentarem seus grupos de colabores e o foco particular que cada agência desenvolve. Eles ainda puderam compartilhar as esperanças de serem colaboradores na obra evangelizadora. Uma agência não católica de Brasília que atende redes de escolas católicas também enviou representantes e participou das atividades. No final, o grupo se comprometeu de continuar fazendo um caminho conjunto.
Dom Darci considerou que a presença de representantes de tantas empresas que atuam junto a dioceses e paróquias manifestando boa vontade em estudar e aprofundar a fé foi um sinal de que esses grupos podem desenvolver uma concorrência saudável respeitando e promovendo os princípios do Evangelho. O encontro, segundo dom Darci, também inaugurou um tempo novo de conhecimento entre esses grupos e o presidente da Comissão renovou um desafio que é posto a todos. “A CNBB os convoca para a formação espiritual afim de que eles tenham conteúdo, ninguém comunica aquilo que não tem. E depois, para que sejam parceiros também da Igreja no Brasil na obra da evangelização. Grande desafio! Mas se assumido por todos, nós certamente teremos sucesso”, afirmou.

agencias-catolicas-site-2