01/12/2016 Fórum Nacional de Prevenção da Pastoral da Sobriedade Foram divulgadas as ações de prevenção que já estão sendo desenvolvidas

forum-brasiliaA equipe de Prevenção Nacional, juntamente com 10 regionais, perfazendo um total de 48 pessoas, esteve reunida entre os dias 25 a 27 de novembro no Instituto São Boa Ventura em Brasília para participar do Fórum Nacional de Prevenção da Pastoral da Sobriedade.
Foram divulgadas as ações de prevenção que já estão sendo desenvolvidas pelas equipes de agentes em todo o país, dando visibilidade às atividades criadas e executadas com sucesso por todos.
Vimos que, com muita coragem, criatividade e responsabilidade os agentes mostraram seus belíssimos trabalhos.
– O Regional Nordeste 5 nos trouxe a “Prevenção na Catequese Renovada” com os jovens;
– Regional Leste 1 com “O Plano de Prevenção”, em vários trabalhos simultaneamente: Caminhada Sobriedade e Paz, Papo Kbeça, Oficina de Valores e Jovens Transformados, em parceria com outras pastorais e movimentos;
Regional Norte 1(Amazonas) com toda a dificuldade na questão de transporte, onde viaja 7 dias ou mais de barco para se fazer uma formação, não desistem por causa deste ou outros obstáculos;
forum-brasilia-2– O nosso Regional Oeste 2 apresentou dois trabalhos: “Conectados na Vida” de Rondonópolis e “Programa Juventude Ativa” de Cuiabá e tiveram uma ótima receptividade.
– Destacamos também o trabalho do Regional Centro Oeste, mais precisamente de Brasília, no qual o sr. Fernando Lopes, tenente do Corpo de Bombeiros, apresentou o projeto “Brigada Mirim” com crianças de 8 a 12 anos.
Quanto à formação estiveram presentes: o professor Walter M. Ude, onde trabalhou conosco o tema “Construção de Redes de Prevenção”; o sr. Luis Carlos Rossini com o tema “Comunicação e Organização da Frente de Prevenção”; também o sr. Wellison Mauricio, ator brincante, que nos ensinou brincadeiras e cantos para desenvolver melhor os nossos trabalhos com crianças e adolescentes.
O futuro da Frente Nacional de Prevenção está no caminho certo. Precisamos realmente juntar forças e sempre unidos para que a construção da Rede de Prevenção possa continuar rendendo muitos frutos.

Doroty Carnahiba
Coordenadora da Pastoral da Sobriedade