28/09/2016 Encontro Regional da Pastoral da Comunicação (PASCOM) Agentes de sete dioceses participaram da formação.

siteNos dias 24 e 25 de setembro, os agentes da Pastoral da Comunicação do Regional Oeste 2 da CNBB se reuniram, no Centro Nova Evangelização, em Cuiabá-MT, para o Encontro Regional da Pastoral da Comunicação (PASCOM) com o tema: Comunicação e Misericórdia. Estiveram presentes no encontro membros de sete dioceses e Pe. Jair Fante, coordenador regional da pastoral, foi o assessor. Começou com a oração de abertura e falou da importância da PASCOM como pastoral integradora, agradeceu a presença de todos e,em seguida, foi feita uma avaliação de como está a pastoral em cada Paróquia/Diocese, na espiritualidade, formação e produção.
Na tarde do sábado, dando sequência aos trabalhos, Pe. Jair solicitou ao grupo palavras que sintetizassem o trabalho realizado pela manhã. Após uma chuva de ideais foram destacadas as palavras: ARTICULAÇÃO, PLANEJAMENTO, FORMAÇÃO E ESPIRITUALIDADE. Sobre cada palavra Pe. Jair fez uma reflexão para o grupo. Em seguida passou-se à reflexão e apresentação do tema: Comunicação e Misericórdia, destacando a comunicação nos momentos importantes da História da Salvação tais como: Criação, Abrãao, Moisés, os profetas e a família de Nazaré. Os textos aprofundados da Bíblia foram: Gn 1,3ss. “ Deus disse”.. “E assim se fez… e ele viu que era bom”, Lc 1,26ss. “Eis a serva do Senhor”, Jo 4,7-26 “Jesus é o pastor que comunica misericórdia e com a metodologia do Dialogo e respeito, resgate a dignidade da pessoa”, “Comunicação não é apenas dar noticias, é uma formação, é o anuncio de Jesus Cristo.”
Após esta dinâmica participativa, a primeira parte da tarde foi encerrada com a leitura da mensagem do Papa Francisco sobre a 50º Dia Mundial das Comunicações Sociais. Conforme a exposição do Papa, foi enfatizado que: “A comunicação tem o poder de criar pontes, favorecer o encontro e a inclusão, enriquecendo assim a sociedade. Comunicar significa partilhar, e a partilha exige a escuta, o acolhimento. Escutar é muito mais que “ouvir”.
Os participantes do encontro ainda fizeram um estudo do Diretório de Comunicação, destacando o aspecto do Julgar do Documentoseguido de plenário muito participativo e dinâmico. Por diversas vezes, foi evidenciado que a PASCOM é a pastoral do encontro, todos devem ser envolvidos e priorizar a articulação com as comunidades, paróquias, dioceses e o regional.
No domingo todos participaram da santa missa, presidida pelo assessor, Pe. Jair Fante. Após a celebração foi apresentada as Diretrizes do Regional até o ano 2019. O senhor João Nohama ainda falou dos cuidados e atenções da comunicação e como fazer uma boa comunicação.Houve também a eleição para a coordenação regional da PASCOM, ficando como coordenadora Regional:Caline da Diocese de Rondonopólis, Angelita Kremer de Primavera do Leste/Paranatinga como vice, Leandro Faneli como secretário e Pe. Jair Fante é o assessor regional. O encontro foi avaliado pelos participantes como excelente onde tanto o conteúdo quanto a metodologia foram fundamentais e enriquecedores. Deve-se, agora, incentivar a Pascom nas Dioceses e paróquias tecendo assim uma rede de comunicação no regional de modo que a mensagem de Jesus Cristo chegue a todos os recantos do Regional Oeste 2. O encontro foi concluído com a celebração de envio e a bênção a todos.

PASCOM RO2

Confira as fotos do encontro