11/10/2015 Encontro Regional da Pascom

DSC07278Aconteceu, nos dias 03 e 04 de outubro de 2015, na sede do Regional Oeste 2 – CENE – o encontro regional da Pascom. O encontro contou com a presença de 30 participantes de 7 das 9 Dioceses do Regional.

Pe. Jair Fante – Secretário Executivo do RO2 e responsável pela Pascom no Regional, foi o assessor deste tempo de formação apresentando a realidade local com suas dioceses e necessidades pastorais. A pastoral da Comunicação deve atentar para as novas realidades e necessidades dos novos tempos, afirmou o assessor.

O objetivo do encontro de formação foi constatar os trabalhos já realizados no Regional assim como estudar os documentos da Igreja que orientam a questão da comunicação, particularmente, o diretório de comunicação da Igreja no Brasil – documento 99 da CNBB -, Documento de Aparecida e outros materiais de auxílio metodológico, particularmente, o livro do Pe. Genésio Zeferino: Comunicação e Pastoral, do qual muito se fez uso durante todo o encontro de formação. “Os novos meios de comunicação exigem também novos métodos de trabalhos e atitudes diante das informações; é preciso saber ler as notícias mas acime de tudo interpretá-las com senso crítico”, orientou o assessor. A Pascom, portanto, tem a responsabilidade de se qualificar cada vez mais para poder qualificar os outros nas dioceses, paróquias ou seguimentos pastorais. Foi também apresentado o novo site da CNBB regional localizado em www.cnbbo2.org.br; ali se pode encontrar muitas informações sobre a Igreja, particularmente do RO2, além da web-rádio que pode ser acompanhada em tempo integral.

Alguns questionamentos foram levantados tais como: A nossa comunicação está a serviço de que e de quem? Que proveito tem aquilo que comunicamos? As pessoas podem fazer uso do que comunicamos de maneira sadia?

Baseando-se no livro “comunicação e pastoral” do Pe. Genésio, foi destacado a perda de alguns valores na comunicação e que a comunicação evangelizadora deve ser portadora da mensagem de Jesus Cristo que atraía e maravilhava a todos (crianças, jovens, adultos, idosos). A comunicação é, antes de tudo, expressão da necessidade humana de comunhão. Foram estudados temas como: A Linguagem da Cultura da Mídia, o Ato de Comunicar, elementos para uma boa comunicação, comunicação Formal e a fala em público.

Foi também apresentado o Projeto Regional da Pascom. Foi escolhido, também, o tema para o próximo encontro em 2016: A Comunicação na Liturgia e na Catequese, assim como data do encontro de formação: 24 e 25 de setembro de 2016.

Muito obrigado a todos que participaram deste momento importante de formação do regional Oeste 2.

  DSC01278Pe. Jair Fante

 Secretário Executivo do RO2