10/08/2017 Diocese de Cáceres tem Conferência De Parapsicologia para Clero O curso foi muito esclarecedor e ajudará no trabalho pastoral

Aconteceu no Centro Paroquial São Francisco de Assis, em Cáceres, o Curso de Parapsicologia e Religião, ministrado pela professora Márcia Regina Cobêro, do Instituto Padre Quevedo de Parapsicologia (IPQ), de São Paulo, capital.
O Curso aconteceu em duas etapas: a primeira, nos dias 5 e 6 de agosto, para os leigos da Diocese de São Luiz de Cáceres, e nos dias 7 e 8 de agosto para os padres da mesma. Com pequenas diferenças de propostas, linguagens e visões, os Cursos foram esclarecedores no que diz respeito aos fenômenos sobrenaturais, de como entendê-los, como lidar com os mesmos, dentro desta dimensão religiosa, que é o caso da Igreja Particular de Cáceres.
Os temas tratados foram desde entender a parapsicologia como Ciência, que procura entender e esclarecer todos os fenômenos incríveis, que ocorrem na vida das pessoas; que esses fenômenos estão presentes em todas as culturas conhecidas por nós, e em muitos povos do mundo. Os fenômenos “paranormais” existem, e a parapsicologia esclarece e orienta quanto a ocorrência dos mesmos, possibilitando uma melhor compreensão de muitas “coisas misteriosas” que acontecem no nosso meio. Esclarece, também que nosso corpo tem ondas magnéticas, que em muitos momentos de sonhos, de tensões, de vivência de determinadas realidades, se manifestam e, por não termos conhecimento científico, acabamos não entendendo ou vivendo uma ‘experiência de outro mundo’.
Muitos leigos vindos de todas as paróquias da diocese participaram do Curso, o que deve propiciar uma orientação a mais na caminhada pastoral, além de ajudar na própria vivência da fé, sem as confusões que a mídia, as igrejas pentecostais e pessoas, com segundas intenções, se esforçam em ‘enfiar goela abaixo’, como verdades absolutas ou milagres.
Alguns padres da diocese também fizeram o Curso. Na oportunidade, surgiram muitos questionamentos à partir de situações surgidas nas comunidades e paróquias. Pessoas que se dizem afetadas por ‘fenômenos paranormais’, e que precisam ser ajudadas. A professora Márcia esclareceu, lembrando que a maioria dos casos apresentados têm fundamento na saúde da pessoa, ou na vivência familiar ou outro desafio que a mesma está vivendo.
O Curso foi muito esclarecedor e em muito ajudará nos trabalhos pastorais que temos, leigos e padres, pela frente, nas comunidades onde vivemos os nossos compromissos pastorais.

Pe. Edson Luiz
Pascom Diocesana