18/07/2017 Cardeal Tempesta preside missa de abertura do Encontro Nacional de Subsecretários da CNBB

O arcebispo do Rio de Janeiro, Cardeal Orani João Tempesta, presidiu, no dia 17 de julho, a Missa de abertura do ‘Encontro Nacional de Subsecretários da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB)’, no Centro de Formação e Espiritualidade Cabriniano, na Tijuca. Durante a homilia, Dom Orani, que também é Presidente do Regional Leste 1, encorajou os subsecretários em sua missão:
“É uma alegria poder abrir esse encontro com a Eucaristia. Que este período seja um momento de encontro, partilha e crescimento para todos nós. Bendizemos a Deus pelo trabalho de cada um em seu regional, que é belíssimo e importantíssimo para a Igreja, e ressaltamos que ao mesmo tempo em que vemos dificuldades e buscamos soluções também somos envolvidos pela caminhada como Igreja. Que este encontro seja um momento para elevarmos ainda mais essa nossa missão e peçamos a Deus que possamos fazer a nossa parte hoje, cada um dentro da sua realidade em que vive, pois sabemos que temos uma grande missão nesse mundo em mudança, sempre renovando a nossa missão evangelizadora”, desejou Dom Orani.O encontro é realizado duas vezes por ano nos meses de julho – em uma diocese do regional – e novembro em Brasília, e vai até o dia 20 na Arquidiocese do Rio.
Dentro da programação do evento estão previstas, além de uma palestra com o bispo auxiliar Dom Joel Portella Amado sobre ‘Pastoral Urbana’, reuniões para apresentações das dioceses; visitas à paróquias e capelas em comunidades e shoppings; passeios a pontos turísticos do estado; e uma ação social concreta com visita e distribuição de jantar na cracolândia em Del Castilho, juntamente com os freis da Toca de Assis.
“É um momento de encontro, conhecimento da situação dos regionais, aproximação, fraternidade e confraternização entre os secretários”, afirmou o organizador do encontro e subsecretário do Regional Leste 1, Padre Márcio Luiz.

Fonte: Arquidiocese de São Sebastião