01/12/2016 Assembleia Regional da Catequese Cerca de 52 coordenadores participaram advindos das oito dioceses e Prelazia

assembleia-siteA Coordenação Regional de Catequese realizou nos dia de 25 a 27 de novembro de 2016 no Centro Nova Evangelização (CENE), em Cuiabá, a ASSEMBLEIA REGIONAL DE CATEQUESE com o tema: Catequese de Iniciação à Vida Cristã: – Sentido e significados da Iniciação à Vida Cristã- A missão do introdutor, também chamado de acompanhante, anjo. – Desafios e perspectivas da IVC para a coordenação diocesana e paroquial de catequese.
Na noite do dia 25 os participantes tiveram a acolhida, palavras de abertura de Dom Juventino Kestering e a organização da Assembleia. Já na manhã do dia 26, cada diocese apresentou o resultado da seguinte questão: Como está a caminhada da iniciação à vida cristã na dimensão litúrgica na diocese/prelazia? Que avanços conseguiram? Que desafios permanecem? Através das respostas há um consenso de que a catequese na linha da iniciação à vida cristã está crescendo, mas muitos desafios ainda persistem como: Não é um projeto diocesano, resistência de catequistas, das famílias, dificuldade de quebrar antigos padrões de catequese, a rotatividade de catequistas, a formação dos mesmos.
Em seguida Dom Juventino aprofundou o tema em torno doa pessoa do introdutor, ou acompanhante, ou guia. Salientou: “A missão do introdutor no processo da iniciação ainda é pouco conhecida. “As comunidades cristãs desconhecem esta função, este ministério de Introdutor/a. Trata-se, de uma pessoa que tem uma tarefa específica desde o início do processo de Iniciação à Vida Cristã, de acompanhar os catequizandos ou catecúmenos em percorrer o caminho da Iniciação”. Citou o depoimento de Márcia de Oliveira Barcelos: “partilhando sua própria experiência, vai ajudar o candidato a caminhar na fé e a firmar uma relação pessoal com Deus e com a comunidade. Estar pronto para tirar as dúvidas e avaliar constantemente, se a pessoa já está deixando aos poucos suas antigas crenças. Esclarecer sobre as dificuldades ou impedimentos para que o adulto possa prosseguir, especialmente, na questão conjugal, na ética profissional, no cotidiano da vida”
Na noite de sábado os participantes, juntamente com os integrantes do curso de Fé e Política participaram de tempo de confraternização e partilha de experiencias. Na manhã de domingo, após a celebração da eucaristia Irmã Ivone Hoffer aprofundou o tema sobre os compromissos para a coordenação diocesana de catequese segundo as exigências da iniciação à vida cristã. Enfocou que o projeto de iniciação à vida cristã não pode ser levado por uma pessoa mas por uma equipe que se ajuda e distribui as competências.
Na avaliação o grupo externou a alegria do conteúdo da reflexão, dos compromissos assumidos, do avanço na compreensão. Com um lindo e profundo momento orante deu-se por encerrando o encontro. Da Diocese de Rondonópolis-Guiratinga cinco participantes e ao total 52 coordenadores participaram advindos das oito dioceses e Prelazia.

Pastoral da Comunicação (Pascom)
Diocese de Rondonópolis Guiratinga