01/03/2017 Arquidiocese de Cuiabá realizou o 31º Vinde e Vede Durante o evento foi realizada pregações, coreografias, orações e a Santa Missa.

No domingo, dia 26 de fevereiro, às 14h00 abriu oficialmente o 31º Vinde e Vede. Durante este dia foram realizadas várias Coreografias com o tema Vinde e Vede e a aparição de Nossa Senhora Aparecida aos pescadores. As pregações deste dia foram realizadas pelo Padre Paulo Ricardo (pertencente ao clero da Arquidiocese de Cuiabá), que apresentou dois temas gerais: Os 300 anos da aparição de Nossa Senhora Aparecida e os 50 anos do nascimento da Renovação Carismática Católica.
Dentre os temas, Padre Paulo Ricardo recordou que o Vinde e Vede nasceu pela iniciativa da RCC em Cuiabá (inicialmente um grupo bem pequeno mais muito fervoroso de fiéis), também no domingo de maneira bastante especial tivemos a Adoração ao Santíssimo Sacramento e procissão com o Santíssimo por toda a Arena do Memorial.
E para encerramento deste 1º Dia de Vinde e Vede foi realizado o Ato de Desagravo a Nossa Senhora conduzido pelos Arautos do Evangelho,a Santa Missa presidida pelo Arcebispo Metropolitano de Cuiabá Dom Milton Santos e a Coroação de Nossa Senhora.
No 2º dia de Vinde e Vede (Segunda Feira) foi o dia do Grande Cenáculo Mariano,com a tradicional procissão com os andorzinhos de Nossa Senhora. Uma grande demonstração de amor e veneração a Mãe de Jesus e nossa mãe. Neste dia a pregação foi realizada pelo Padre Laurent Laroque (responsável pelo Movimento Sacerdotal Mariano). Destacamos de forma especial nesse dia a Oração do Santo Rosário,a Adoração ao Santíssimo Sacramento, a Consagração dos Sacerdotes e fiéis a Nossa Senhora e a Santa Missa presidida pelo nosso Arcebispo Metropolitano de Cuiabá, na homilia Dom Milton recordou o Saudoso Pe. Stefano Gobbi,que foi animador do Movimento Sacerdotal Mariano. Como dizia o Pe. GOBBI, NOSSA SENHORA É A COORDENADORA DO MOVIMENTO… Em 1972, na homilia feita em Fátima, Pe. Gobbi dizia: “Este ano aconteceu um fato extraordinário: a 12 de maio aqui na Cova da Iria, diante de Ti – (Maria) o Santo Padre Bento XVI consagrou ao teu Coração Imaculado todos os Sacerdotes do mundo. Então, com esta consagração, quase parece que a minha missão tenha terminado e o meu caminho chegado ao fim. Talvez, sim; uma parte… o Caminho para que a consagração fosse feita.”
E na terça-feira chegamos ao último dia do Vinde e Vede. Durante o período da manhã tivemos um grande Grupo de Oração/Louvor e as pregações do dia foi realizada pelo Prado Flores,fundador da Escola de Evangelização Santo André. A Santa Missa e abertura da Campanha da Fraternidade aconteceu às 20h. Durante a homilia Dom Milton apresentou o slogan da Campanha da Fraternidade-2017 que traz para cada um de nós em síntese dois compromissos; precisamos conjugar dois verbos: “CULTIVAR E GUARDAR A CRIAÇÃO!” (Gn 2, 15) Atenção! CULTIVAR e GUARDAR…!!! Sabe? CULTIVAR E GUARDAR NASCE DA ADMIRAÇÃO! A beleza que invade o coração faz com que nos inclinemos com reverência diante da criação! Esta Campanha da Fraternidade deseja, antes de tudo, levar todos nós à admiração, para que todos sejamos cultivadores e guardadores com reverência diante da criação!
“Nós queremos ser os PARCEIROS de Deus na tarefa de ´cultivar e bem guardar a criação`!” (Hino da CF-2017)
Você percebe que os seis BIOMAS influenciam na vida das pessoas; influenciam na cultura, na música, nos hábitos das pessoas: “Por toda a costa do país espalhas vida; são muitos rostos – da Caatinga ao Pantanal: negros e índios, camponeses gente linda, lutando juntos por um mundo sem igual.” (Hino da CF-2017)
Sabe? CAMPANHA DA FRATERNIDADE É MUTIRÃO…: todos colaboram com desapego… generosamente: “Se contemplarmos essa “mãe” com reverência, não com olhares de ganância ou ambição, o consumismo, o desperdício, a indiferença se tornam luta, compromisso e proteção!”
De fato, como se canta no HINO DA CAMPANHA DA FRATERNIDADE-2017… “que entre nós cresça uma nova ecologia onde a pessoa, a natureza, a vida, enfim, possam cantar na mais perfeita sinfonia ao Criador que faz da terra o seu jardim!”
E, assim, com esta Campanha da Fraternidade-2017 estamos iniciando o tempo novo de preparação intensa para o maior acontecimento do ano que é a RESSURREIÇÃO DE JESUS – A PÁSCOA! Esta preparação se chama QUARESMA: um tempo que chega para provocar e convocar à mudança de direção de vida de cada um de nós; mudança de direção de cada família; mudança de direção da Comunidade, Paróquia, Arquidiocese… Porém, uma mudança de direção de pensamentos, sentimentos, palavras e nossas ações… somente será possível através de EXERCÍCIOS… Esses EXERCÍCIOS são: o JEJUM… do esvaziamento, da libertação e não da privação… Os EXERCÍCIOS da ORAÇÃO: Deus se torna o “ar que a gente respira…” para ser atingido pelo amor misericordioso de Deus… Esses EXERCÍCIOS são ainda o da ESMOLA: … quando a pessoa se faz PARTILHA, A PESSOA É AMOR PARTILHADO…
E para o encerramento do 31º Vinde e Vede foi realizada a Procissão e Adoração com Santíssimo Sacramento.

Confira algumas fotos clique aqui